Viaturas dos Voluntários de Pombal em mostra que sensibiliza o carácter preventivo

0
2133

Exposição “Construir uma cultura de Protecção Civil”

De 7 a 21 de Abril, três das oito viaturas de bombeiros que estiveram em Leiria, no Mercado de Santana, eram da propriedade dos Voluntários de Pombal. Os modelos clássicos que outrora ajudaram no combate a incêndios ou noutro tipo de socorro estiveram na mostra “Construir uma Cultura de Protecção Civil”, iniciativa que o Município de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Protecção Civil e os Municipais de Leiria promoveram juntamente com outras iniciativas de sensibilização preventiva que decorreram durante os meses de Março e Abril. Os Bombeiros Voluntários de Pombal estiveram presentes com os veículos Ford V8 (combate a incêndio), a International (ambulância) e um típico Willys (serviço de incêndios). Outras formações de bombeiros estiveram representadas como os Municipais de Leiria (duas viaturas), Voluntários de Alcobaça (uma viatura), Voluntários de Ourém (uma viatura) e os Voluntários da Maceira (uma viatura).

Acções como rastreio de saúde, divulgação da prevenção nas escolas, os perigos do excesso de álcool, empregabilidade no âmbito da protecção civil e simulação de teatro de operações e demonstração de meios e recursos, foram o mote de dois meses que aproximaram os bombeiros da sociedade civil.

Com a época do calor a chegar as acções de sensibilização sobre o combate aos incêndios e todas as medidas preventivas a tomar são conhecimentos e comportamentos que urge adoptar.

Texto e fotos: Joaquim Santos