A VIAJAR: À descoberta da floresta Amazônica

0
3659

Ainda estava eu nos preparativos desta viagem quando a floresta Amazônica me saltava à vista. Os meus 2 meses no Brasil passaram demasiado rápido e acabei por não ter tempo para a Amazônia. No entanto, quando cheguei ao Peru percebi que desta vez a selva não me escapava.

E ainda bem que não!
A floresta Amazônica é um lugar maravilhoso com vegetação abundante e uma fauna única.

Mas afinal o que se faz pela Amazônia?
Conhecer tribos indígenas
Sim! Estar em contacto com uma das tribos amazónicas foi bem divertido. Ver as roupas, as danças e, claro, os comportamentos e linguagens da tribo foi dos momentos mais enriquecedores. Há pessoas tão felizes com tão pouco.

Praticar desportos radicais
A vegetação na Amazônia permite realizar muitos desportos como rappel ou zipline. Eu obviamente não podia deixar de me lançar.

Navegar pelo rio amazonas
Navegar pelo rio calmo e ver os golfinhos cinzentos e cor-de-rosa foi fantástico. Melhor do que isso, só mesmo mergulhar naquele que é um dos maiores rios do mundo.

Trekking noturno e pelo nascer do sol
Acordar às 4h da manhã nunca é bom e andar pela floresta pela noite também tem muito que se lhe diga. Mas é preciso fazer esforços quando se quer ver os animais no seu habitat natural. E foi isso mesmo que fiz! Aves, anacondas, tarântulas… Vi de tudo um pouco.

Como chegar a Iquitos, Amazônia:
Eu viajei de Lima a Pucalpa em autocarro (cerca de 14 horas) e depois em barco (cerca de 4 dias). Chegada a Iquitos contratei um tour para me acompanhar pela floresta.

Preço transporte:
Lima-Iquitos: cerca de 100€ -existem opções mais rápidas para chegar à Amazônia mas estas são geralmente mais caras-

Preço tour 3 dias na floresta Amazônica:
Cerca de 150€ por pessoa com transporte, refeições, entradas em parques e guia turístico.

Navegar pelo rio Amazonas durante 4 dias para chegar a Iquitos foi dos melhores contactos com a natureza que tive até hoje. Conhecer a selva pura e viver com as limitações que a caracteriza foi uma realidade completamente mágica.

Continuem a seguir as minhas aventuras em: www.danielamatinho.com ou no Instagram: @danielamatinho