Semana da Juventude proporciona aos jovens experiências diferenciadas e momentos de convívio

0
1592

Com vista a proporcionar aos jovens um conjunto de experiências em diferentes áreas, o Município de Pombal promove, entre hoje e 19 de Junho, a Semana da Juventude, a qual inclui um conjunto de actividades de animação, cultura e desporto.

“Numa semana inteira de actividades construída por e para os jovens, pretendemos inspirar, proporcionar experiências enriquecedoras, momentos de convívio e dar a conhecer a panóplia de oportunidades que podem estar ao seu alcance”, começou por dizer a responsável de projectos educativos da Câmara de Pombal.

De entre as actividades propostas, Nathalie Fajardo destacou as “Education Talks”, que decorrem de 13 a 15 de Junho e consistem em “momentos de partilha de experiências e conhecimentos em algumas áreas identificadas como sendo as que mais preocupam a juventude no mundo actual”.

Já Daniela Martins, da Biblioteca Municipal de Pombal, destacou a Feira de Emprego e Formação, que acontece no Pavilhão das Actividades Económicas entre 15 e 18 de Junho, das 10h00 às 19h00, com o objectivo de “oferecer aos jovens a possibilidade de contacto com algumas oportunidades que se afigurem como opções de futuro”.

Para Daniela Martins, merece ainda destaque a exposição “Jovens Olhares”, que estará por estes dias patente no Largo do Cardal. A mostra dá a conhecer “olhares artísticos de vários jovens do concelho nas áreas da ilustração, desenho, fotografia e pintura”.

Em simultâneo com a Semana da Juventude acontece o Pombal Cup que contará com a participação de 88 equipas e mais de 1300 atletas.

Enfim, trata-se de “um programa tão rico”, que pretende “envolver o maior número possível de entidades”, salientou o presidente da autarquia, sublinhando que “esta Semana da Juventude tem a particularidade de ser [organizada] pelos jovens e para os jovens”.

Nesse sentido, envolve “vários programas da área da juventude”, dos quais Pedro Pimpão destacou o Cartão Jovem Municipal, que será apresentado na sexta-feira (dia 17), às 16h30. Este Cartão vai proporcionar aos jovens “um conjunto de benefícios e descontos nas actividades promovidas pelo município”, entidades e empresas do nosso concelho.

De salientar que a Semana da Juventude conta ainda com um vasto programa de actividades desportivas e culturais, que inclui “O Talento sai à rua”, o Concerto Musicool, Graciano Ricardo, Churky, Noite Académica, Birds are Indie, Fugly, espectáculo de dança e dj’s.

O programa detalhado pode ser consultado em https://www.cm-pombal.pt/2022/06/09/semana-da-juventude-2/