Rotary distingue Joaquim Eusébio

0
1972

O Rotary Club de Pombal concedeu por unanimidade o título de Sócio Honorário a Joaquim Eusébio, sócio fundador do clube rotário. Esta distinção, segundo Nelson Pedrosa, presidente do Rotary, pretendeu enaltecer “o espírito altruísta com que o professor sempre pautou a sua conduta ao serviço da nossa comunidade, tanto nas diversas instituições a que esteve ligado, como no seu relevante contributo para o conhecimento e divulgação da nossa história local“.

Joaquim Vitorino Videira Eusébio é natural de Lisboa e alentejano de coração, mas encontrou em Pombal a sua segunda terra, onde residiu cerca de 30 anos. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professor em vários estabelecimentos de ensino do concelho de Pombal. Para além da sua actividade profissional, deteve uma importante participação cívica na comunidade pombalense, quer enquanto membro da Assembleia Municipal de Pombal, quer como co-fundador e director de diversas instituições, designadamente, o Teatro Amador de Pombal, a Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental de Pombal, a Cooperativa Rádio Clube de Pombal e o Rotary Club de Pombal. Foi também director-adjunto do jornal “O Correio de Pombal” e chefe de redacção do jornal “A Nossa Voz”.

No campo da investigação é autor de diversas publicações, com destaque para a monografia “Pombal – 8 séculos de História” e, mais recentemente, a obra “O Ciclo dos Azulejos da Igreja do Convento do Louriçal”.