Requalificação do Parque de Merendas do Cotrofe avança em 2023

0
1400

A requalificação do Parque de Merendas do Cotrofe vai avançar este ano, num investimento superior a 250 mil euros. A verba para concretizar esta obra está prevista no orçamento da Junta de Pombal para 2023, o qual tem um valor de 7,72 milhões de euros e foi aprovado em Assembleia de Freguesia, a 28 de Dezembro.
“Um dos grandes projectos [a realizar em 2023] será a execução da requalificação do Parque de Merendas do Cotrofe, num investimento que ascende aos 250 mil euros”, refere uma nota da Junta de Freguesia, frisando que esta obra será financiada pelo PDR2020.
Após as dificuldades sentidas com o aumento de preços e um primeiro concurso público deserto, “estão agora reunidas as condições para concretizar este ambicioso projecto para lançar o Etno-parque do Cotrofe”.
Apesar do valor significativo desta obra, “a maior fatia do orçamento é direccionada para recursos humanos” numa perspectiva de “melhoria de condições de trabalho dos colaboradores”, refere aquela edilidade, considerando os seus “recursos humanos o seu maior activo e a sua maior força”, na medida em que eles são “o garante da concretização dos objectivos e dos projectos propostos”.
Com o mesmo objectivo, a Junta decidiu assumir o “compromisso para Acordo de Capitação com a ADSE”, que possibilitará a “integração de todos os colaboradores neste sistema de protecção de saúde”, num investimento anual superior a 30 mil euros.
O orçamento contempla ainda a ocupação de dois lugares em aberto para o sector de obras e vias municipais, cujo concurso será lançado ainda neste mês de Janeiro, adianta a mesma nota, reconhecendo “muitas dificuldades em manter recursos humanos para corresponder à boa execução dos trabalhos de exteriores” da competência da freguesia.
De resto, aquele que é “o orçamento mais elevado desta autarquia” mantém a prioridade na intervenção social de proximidade, na aposta na educação e na promoção da dinâmica cultural do território.

*Notícia publicada na edição impressa de 12 de Janeiro