Projecto do Parque Verde e de Lazer do Vale da Sobreira está concluído

0
137

Está concluído o projecto de requalificação e ampliação do Parque Verde e de Lazer do Vale da Sobreira, resultante de uma articulação entre o Município de Pombal e a União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca. Aos actuais 9.000m2 de área vão ser acrescentados 3.850 m2.
No centro escolar da Mata Mourisca, onde o Município fez apresentação à população, no dia 1 deste mês (sábado), Pedro Pimpão lembrou que a concretização do projecto foi um “compromisso” assumido com a comunidade local, que há muito manifestava o desejo daquela obra. Para o presidente da Câmara, vão se criadas “condições de excelência para que esta intervenção seja verdadeiramente diferenciadora e se assuma como um factor de atractividade e de promoção da qualidade de vida e bem-estar” daquela região Oeste, em particular, mas também do concelho.
Por sua vez, o presidente da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, Gonçalo Ramos, considerou aquele momento como “extraordinariamente especial”. “É um momento de mostrarmos aos nossos fregueses e às nossas gentes que não mentimos”, adiantando que “dissemos que o que queremos para a nossa terra são projectos ambiciosos, e que levem o nome da nossa freguesia e da Mata Mourisca para onde têm que estar”. Gonçalo Ramos disse ainda não ter “dúvidas nenhumas que [o projecto] vai levar também o nome do concelho, porque é uma solução inovadora, diferenciadora e que, de certa forma, vai deixar todos orgulhosos.”
Segundo o Município, a reabilitação e ampliação do espaço parte da necessidade de renovar as estruturas existentes, de o adequar e preparar para a época estival onde há uma maior afluência de visitantes, que torna insuficientes algumas das unidades que compõem o espaço, nomeadamente a zona da piscina e a área envolvente.
A execução será faseada, iniciando-se a intervenção pela construção de uma nova piscina, os balneários, recinto polidesportivo e parque infantil. Numa segunda fase será reabilitado o parque de merendas, a criação de zona de jogos e fitness outdoor, a reabilitação do edifício existente de instalações sanitárias e bar, bem como a construção de um açude e de três pontes pedonais. O projecto prevê, ainda, a colocação de novo mobiliário e iluminação pública.
Explica ainda a autarquia que a intervenção resulta de um planeamento ajustado às dinâmicas particulares de cada área do parque, e tem como objectivo principal a criação de um espaço público com uma forte componente de área verde, de lazer e recreio, e uma relação muito estreita com o elemento água.
A proposta teve em conta o lugar, a sua história, a sua memória, bem como as caraterísticas naturais da envolvente que o recebe, com destaque para as ruínas do antigo lagar de azeite, que aproximou as gentes ao local.
O referido investimento, cujo montante está a ser estimado para ser lançado a concurso público em breve, enquadra-se, segundo o executivo de Pedro Pimpão, na estratégia municipal de criação de uma rede de parques verdes no concelho, permitindo o contacto com a natureza e a boa qualidade o ar e de vida, assim como atrair visitantes de outras regiões do país, contribuindo desta forma a dinamizar as economias locais.


*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Fevereiro