Presidência da JSD Distrital mantém-se nas mãos de pombalense

0
1008

João Antunes dos Santos, presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Cã, é o novo presidente da Distrital de Leiria da Juventude Social Democrata (JSD), sucedendo-se a Pedro Brilhante, vereador da Câmara de Pombal, no cargo.


A eleição decorreu, no passado sábado, no V Congresso Distrital realizado em Mira de Aire (Porto de Mós), no qual João Antunes dos Santos, único candidato a sufrágio, defendeu a moção “Leiria Grande”.
Reforçar e consolidar as concelhias, proximidade aos jovens e à sociedade, e credibilizar a acção política, são algumas das prioridades do futuro líder da JSD distrital, bem como apresentar propostas em diversas áreas como economia, emprego jovem, turismo e cultura.
João Antunes dos Santos pretende, ainda, realizar formação política (academias), promover a iniciativa “Encontros de Leiria”, bem como estabelecer intercâmbio com juventudes partidárias dos PALOP.
Natural da freguesia de Vila Cã, João Antunes dos Santos é advogado e terminou a fase curricular do Mestrado em Direito das Empresas. Ao nível partidário tem ao longo dos anos exercido diversas funções em órgãos concelhios, distritais e nacionais da JSD e do PSD, destacando-se o facto de ter sido presidente da concelhia de Pombal da JSD e ser actualmente Coordenador Nacional Autárquico da JSD.
É presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Cã, deputado na Assembleia Municipal de Pombal e deputado na Assembleia da Comunidade Intermunicipal.
No associativismo é secretário da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, e integra ainda a direcção da Confraria do Bodo e dos Lions Clube de Pombal. Pertence ainda à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Pombal.

JSD de Pombal representada
Entretanto a JSD de Pombal enalteceu “uma grande representatividade” nos órgãos distritais de Leiria. Desde logo com a eleição de João Antunes dos Santos para presidir à Comissão Política Distrital, enquanto a líder concelhia, Nicolle Lourenço, passa a assumir a coordenação dos jovens autarcas social-democratas.
Por sua vez, Alexandre Santos, Filipa Portela, André Tasqueiro e José Eduardo Sousa foram eleitos da comissão política, enquanto Suse Santos será secretária-geral adjunta. Já o Gabinete do Ensino Superior fica a cargo de Guilherme Neto, enquanto Gonçalo Neves, Filipa Santos, Bruna Abreu, Cristiana Mendes e Joana Fernandes integram vários outros gabinetes.
Na Mesa do Conselho Distrital, Telmo Gaspar ocupa o lugar de Secretário.
A concelhia destaca, também, a eleição de Renato Guardado como Presidente Honorário, uma eleição que “representa um orgulho para a JSD de Pombal que reconhece o enorme contributo de Renato Guardado para a estrutura e para a união do distrito”.
A organização liderada por Nicolle Lourenço considera que, tais situações, “espelham o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela concelhia e que encontra reconhecimento a nível distrital e nacional”, na Juventude Social Democrata.

 

*Notícia publicada na edição impressa de 19 de Dezembro