Joaquim Gameiro, Lda. assinalou 55 anos de uma história de sucesso

0
2571

“Obrigado, pai!”. Foi com estas palavras, carregadas de emoção, que Hélder Costa terminou o vídeo apresentado na festa comemorativa dos 55 anos da Joaquim Gameiro, Lda., sábado à tarde, dia 14 de Dezembro, nas instalações da empresa, em Albergaria dos Doze.
Perante clientes e amigos, muitos deles de longa data, Hélder Costa, filho do fundador, foi o protagonista de um vídeo, elaborado pelos colaboradores e apresentado aos convidados durante a festa, onde recordou sobretudo o percurso da empresa e deixou palavras de reconhecimento e agradecimento ao pai. “Um grande homem” que “começou do zero” e “conseguiu chegar onde está por ser um lutador”, afirmou na gravação. O filho do sócio-gerente da Joaquim Gameiro referiu-se ainda ao pai como um homem que “trabalha exaustivamente” e para quem olha como “uma referência”. Quase a terminar, Hélder Costa, que na empresa assume as funções de chefe de oficina, salientou, ainda, que “gostava de ser como ele”, instantes antes de deixar um sentido agradecimento ao patriarca: “Obrigado, pai!”. Palavras que emocionaram pai e filho e mereceram o aplauso dos presentes.
Antes disso, e já depois de ter recordado os principais marcos da história da empresa, Hélder Costa destacou o relevante papel que esta assume noutras áreas, nomeadamente no apoio ao associativismo local, contribuindo, desta forma, para a dinâmica sócio-cultural da freguesia.
No âmbito desta responsabilidade social como marca diferenciadora da sua acção, aquele responsável recordou, ainda, o contributo que a empresa tem dado para missões de cariz solidário em África, mais concretamente na Guiné.
Terminada a apresentação do vídeo aos convidados, seguiu-se uma homenagem, de forma individual, a cada um dos colaboradores, a quem Hélder Costa já se tinha referido como “uma equipa de trabalho dinâmica”, antecedendo aquele que foi o corolário da homenagem prestada, naquele dia, ao fundador da empresa: o descerramento de uma placa com a sua imagem, alusiva à comemoração dos 55 anos.

Participação activa na comunidade
Depois da referência de Hélder Costa ao apoio da Joaquim Gameiro ao associativismo local, o presidente da União de Freguesias de Santiago e S. Simão de Litém e Albergaria dos Doze aproveitou essa menção para começar a sua intervenção com uma alusão à “forte” relação que sempre existiu entre Joaquim Gameiro e Albergaria dos Doze, frisando o seu contributo, como empresário para o desenvolvimento da freguesia. “Não é ele que deve a esta terra, é esta terra que lhe deve a ele todo o esforço que tem feito” para elevar o nome de Albergaria dos Doze, reforçou o autarca, que elogiou, ainda, a capacidade do sócio-gerente para “construir uma família”. “Ao longo destes 55 anos, ele soube construir o pilar que sustenta esta empresa, que é o filho”, afirmou Manuel Henriques. “Para uma empresa familiar chegar a este ponto, com esta dinâmica, nesta terra, é preciso ter uma equipa muito forte”, acrescentou o presidente do executivo local, deixando um agradecimento a Joaquim Gameiro “por tudo o que tem feito”, designadamente “pelos funcionários e pelo tecido empresarial”.
Tal como Manuel Henriques também o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, fez questão de enaltecer os laços familiares que a empresa criou ao longo da sua existência, destacando, igualmente, a passagem “bem-sucedida” dos negócios familiares. “A Joaquim Gameiro fez e tem feito um trabalho que nos deixa a todos orgulhosos”, afirmando que, ao longo dos anos, “as pessoas lhe reconhecem essa honestidade”.

A Joaquim Gameiro, Lda. dedica-se ao comércio de automóveis novos e usados, multimarca, sendo representante oficial da prestigiada marca Renault. Integra, ainda, a rede de oficinas multimarca “Rino”, que permite fazer revisões multimarca sem perda de garantia. A rede assegura, igualmente, o necessário apoio técnico e formação aos associados. “Primamos pelo bom serviço”, afirmou Hélder Costa no dia de aniversário.