Moinhos das Corujeiras podem ser visitados a partir de Agosto

0
2026

Está a nascer um novo espaço de atracção turística na freguesia de Abiul. Os moinhos das Corujeiras vão voltar a trabalhar a partir do próximo mês de Agosto, podendo ser visitados aos fins-de-semana ou durante a semana, mediante marcação.


No início de Agosto abre ao público um espaço completamente requalificado nas Corujeiras. Na zona envolvente aos dois moinhos recuperados e abertos para visitação, está a nascer um parque de lazer com percursos pedestres e um baloiço com uma vista panorâmica sobre a paisagem em redor.
Por estes dias, quem passar pelas Corujeiras já pode ver os dois moinhos recuperados, um de madeira e outro de armação de chapa, de tipologia única na Europa. “A parte exterior dos moinhos já está montada, falta agora concluir a instalação do interior”, disse ao Pombal Jornal a presidente da Junta de Abiul, salientando que “este processo vai demorar ainda cerca de um mês”.
Além disso, “falta executar a continuidade do arruamento da Rua dos Moinhos das Corujeiras, que será em calçada”, adiantou Sandra Barros, garantindo que “no início do mês de Agosto estará tudo concluído para se iniciar a visitação”.
Para isso, a Junta de Freguesia está a “preparar um programa de dinamização, que ainda não está concluído, mas a ideia é, pelo menos ao fim-de-semana e durante a semana mediante marcação, haver alguma dinâmica com os moinhos a trabalhar com um moleiro”.
“Não restaurámos os moinhos para ficarem sem actividade”, assegurou a autarca, salientando que “a ideia é dinamizar o espaço, que está a ficar bastante engraçado”.
No local, os visitantes poderão ainda usufruir de um parque de lazer e partir à descoberta do património natural através dos percursos pedestres que estão também em fase de execução. “Os percursos pedestres estão definidos e já começámos a limpar alguns trilhos”, disse Sandra Barros, referindo que “a parte da sinalética está em fase de adjudicação”.
De salientar que o processo de restauro dos moinhos e a beneficiação do espaço público envolvente representa um investimento que ronda quase 200 mil euros, que serão comparticipados pelo Município de Pombal e pela Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, no âmbito de uma candidatura para Renovação de Aldeias das Terras de Sicó.
Nesse sentido, na reunião de executivo de 21 de Maio, a Câmara Municipal de Pombal aprovou a atribuição de um apoio de quase 100 mil euros à Junta de Freguesia de Abiul, que se destina à requalificação o espaço público em Corujeiras.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 03 de Junho