Nuno Gonçalo Pereira Lucas é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Redinha. A cerimónia de tomada de posse decorreu ao início da tarde do dia 10, na Igreja da Misericórdia, na presença de elementos daquela irmandade, mas também de algumas entidades convidadas.

Gonçalo Lucas deixa a Mesa da Assembleia-Geral, órgão ao qual presidiu no anterior mandato, e sucede agora a Mário Sacramento, que foi provedor nos últimos 20 anos, correspondentes a cinco mandatos. Coube precisamente ao antigo provedor ser o primeiro a usar da palavra. Mário Sacramento fez uma incursão pelas duas décadas de trabalho na Misericórdia, recordando os principais projectos realizados, mas também o que fica por concretizar, nomeadamente a necessidade de construção de um lar, uma obra há muito desejada pela instituição.
Apesar de não ter sido possível concretizar tudo que gostaria, Mário Sacramento acredita que “muito trabalho foi feito”, não se referindo apenas às infra-estruturas – que continuam aquém das necessidades – mas também à “qualidade e abrangência dos serviços prestados”.
“Todos devemos orgulhar-nos do trabalho realizado”, ciente de que a nova equipa dará continuidade a este percurso.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal fez questão de também no seu discurso enfatizar as necessidades sentidas, uma vez que a freguesia da Redinha é a única do concelho que não tem resposta social em lar. “Temos que unir forças para concretizar esse desígnio”, afirmou Pedro Pimpão, deixando o compromisso de “encontrar mecanismos de financiamento para esse fim”. O autarca realçou ainda o papel da instituição no “desenvolvimento do território”, ao contribuir “de forma positiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas da Redinha”.
“É uma das instituições com mais projectos de inovação social”, frisou o autarca.
Antes disso, usou da palavra o novo provedor que, na breve intervenção que fez, recordou sobretudo a ligação à instituição, onde deu os primeiros passos, à época, como estagiário na área do Serviço Social.
O papel da Misericórdia foi igualmente realçado na cerimónia pelo presidente da Junta de Freguesia. Paulo Duarte deixou o compromisso de a autarquia continuar a apoiar a Misericórdia nas suas iniciativas e projectos.
Um dos discursos mais emotivos da tarde foi proferido pela directora técnica da instituição, Sílvia Lourenço, que entrou na Misericórdia em Setembro de 2008.

ÓRGÃOS SOCIAIS (2025/2028)
Mesa da Assembleia-Geral
Mário Sacramento (presidente)
Helena Diogo (vice-pres.)
António Pedro (secretário)
Mesa Administrativa
Nuno Gonçalo Lucas (provedor)
Carlos Marcelino Silva (vice-provedor)
Maria da Conceição Marques (Secretária)
José Canais (tesoureiro)
João Carlos Domingues (vogal)
Conselho Fiscal
Ana Isabel Oliveira e Silva (presidente)
Nelson Carvalho (vice-pres.)
Maria de Lurdes Morgado (secretária)
*Notícia publicada na edição de 9 de Janeiro