Joaquim Gameiro: 60 anos dedicados ao sector automóvel sem esquecer as causas sociais

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A Joaquim Gameiro completou 60 anos de vida no dia 2 de Novembro, mas a festa fez-se a 14 de Dezembro, nas instalações da empresa, em Albergaria dos Doze. O aniversário de 2024 fica marcado pela abertura de um stand, nas Meirinhas, junto ao IC2.

A Joaquim Gameiro é sinónimo de resiliência. Localizada num território que cruza caminhos de dois concelhos e de dois distritos, a empresa do ramo automóvel, fundada por Joaquim da Costa Gameiro em 1964, tem conseguido contornar as adversidades da localização geográfica e da ligação rodoviária aos principais centros urbanos.
A celebração de 60 anos de história, ao final da tarde do dia 14 de Dezembro, é sinónimo dessa dinâmica. Nas instalações da empresa, em Albergaria dos Doze, Joaquim Gameiro e a família abriram as portas do stand para receber clientes e amigos para, juntos, brindarem a um ano de novas conquistas.
Numa terra onde o comboio e a indústria resineira já não são o motor do desenvolvimento económico, é na excelência do serviço prestado que empresas como a Joaquim Gameiro continuam a marcar a diferença. Prova disso está no crescimento que, a par e passo, se faz todos os anos. Em 2024, a oficina e stand de automóveis deverá encerrar o exercício económico com um crescimento próximo dos 10%, ligeiramente superior ao de 2023.
“De há uns anos para cá, temos crescido entre cinco a dez por cento ao ano”, revela Hélder Costa, para quem “a perspectiva é continuar a crescer e procurar novos mercados”.
Neste campo, o gerente e filho do fundador da empresa destaca a abertura do novo stand da empresa, em Meirinhas, junto ao IC2, uma das principais vias de comunicação do país, integrada no programa comemorativo dos 60 anos.
O espaço conta com uma área aproximada de 400 metros quadrados e está localizado numa zona de elevado tráfego rodoviário, o que, no entender do gerente da Joaquim Gameiro, abre portas a mais oportunidades de negócio.
No stand das Meirinhas, os clientes têm ao dispor cerca de duas dezenas de viaturas em exposição, novas e usadas, sendo o serviço de assistência pós-venda assegurado nas instalações de Albergaria dos Doze. “É prolongar o espaço que já tínhamos aqui de vendas para uma zona de elevada visibilidade, para termos uma maior captação de negócios e clientes”, sublinha Hélder Costa.

Contratação de mais profissionais
O crescimento registado em 2024, aliado à abertura do novo stand, levou a empresa a reforçar a equipa de colaboradores, mas o objectivo é criar mais dois postos de trabalho já no início de 2025. E foi a estes profissionais, que diariamente vestem a camisola da Joaquim Gameiro, que a empresa fez questão de prestar um reconhecimento público, no decorrer da festa dos 60 anos. “São pilares fundamentais”, afirma Hélder Costa, sublinhando que “sem pessoal qualificado, empenhado e dedicado, não é possível fazer um bom trabalho”.
“O patrão não chega a todo o lado. É só mais um no meio de 15”, enfatiza ainda o gerente.
À dedicação dos colaboradores junta-se uma forte aposta da empresa na formação contínua de toda a equipa, fundamental para que o serviço de assistência prestado, nas diversas áreas de actuação, seja um dos seus factores de diferenciação.
“Fazemos actualizações constantes”, o que permite oferecer sempre a melhor resposta a cada cliente. “Quem compra na Joaquim Gameiro tem a garantia de uma assistência de elevada qualidade”, constata Hélder Costa, dando nota de que as próprias marcas – Renault e Dacia – disponibilizam linhas de apoio “que nos permitem ter um nível de atendimento muito eficaz”.

Muito mais do que a venda de automóveis
A Joaquim Gameiro é hoje uma das mais prestigiadas empresa do ramo automóvel a operar na região. Começou por se focar no segmento multimarca, mas na década de 80 assumiu também a representação oficial da marca Renault a que se juntou, mais tarde, a Dacia, pertencente ao mesmo grupo.
Para além da comercialização de veículos de passageiros e comerciais, novos e usados, a Joaquim Gameiro dispõe de uma vasta rede de serviços complementares, não apenas vocacionadas para viaturas a combustão, mas também eléctricas e GPL (Gás Propano Liquefeito): colisão, chapa e pintura, mecânica, electricidade, ar condicionado, alinhamento de direcção, pronto-socorro e lavagem, ou seja, “todo o serviço pós-venda”. Além disso, integra a rede A Oficina.
No caso concreto das viaturas eléctricas, e ainda que este seja um segmento em crescimento a nível nacional, Hélder Costa diz que, nesta zona, a realidade é diferente. Ainda assim, a empresa não descura a aposta em formação específica para este segmento (assim como para GPL), o que permite aos seus profissionais estarem aptos a dar assistência a quem opta por estas gamas.

A responsabilidade social como missão
Não é apenas no comércio e assistência pós-venda que a Joaquim Gameiro centrado a sua missão. A empresa dedica também parte da sua estratégia a acções de cariz humanitário e ao associativismo local. A este título, Hélder Costa destaca o contributo que a empresa tem dado a missões em África, nomeadamente na Guiné.
“É sobretudo um gosto pessoal da gerência ter esta ligação ao associativismo local e a causa humanitárias, mas isso também só é possível com o apoio dos funcionários, que fazem horas quando é necessário”, explica o mesmo responsável.
“Já fizemos cinco Missões Guiné”, conta o gerente, que acrescenta aqui o papel determinante da Joaquim Gameiro aquando do despoletar da guerra na Ucrânia. “Encabeçámos, em conjunto com a Missão Guiné, uma missão à Ucrânia, neste caso à Polónia e à Roménia, de onde trouxemos 274 refugiados. Ou seja, os que vieram para os municípios da comunidade intermunicipal fomos nós que gerimos”, recorda.
Para 2025, a perspectiva é “continuar a trabalhar” e “tentar crescer”, esperando que o novo stand “seja uma alavanca importante” nesse desígnio, remata Hélder Costa.


*Notícia publicada na edição de 9 de Janeiro