Inauguração de sede da Associação PARA é “um sonho tornado realidade”

0
641

O dia 2 de Abril de 2023 vai ficar na história da Associação PARA (Projecto de Apoio e Recursos para o Autismo) pelos melhores motivos: foi inaugurada a sede adaptada para fazer a intervenção junto de pessoas autistas e suas famílias.

“É um sonho tornado realidade”, afirmou o presidente da direcção, com a certeza de que agora têm melhores condições para fazer face à “escassez de respostas especializadas em autismo no nosso território”.
Apesar de terem o caminho “muito bem definido” para poderem ter “resultados positivos através de uma resposta alicerçada na trilogia autista, família e comunidade”, Patrick Mendes está “ciente dos desafios que nos aguardam para manter um projecto como este”. “Não será fácil”, mas “somos resilientes”, por isso “vamos arregaçar as mangas e superar os desafios que aí vêm, com a ajuda de todos”. Afinal, “a inclusão é um assunto que diz respeito a todos”.
“Cá estaremos para ajudar”, assegurou o presidente da autarquia, Pedro Pimpão, certo de que “este tipo de projectos faz a diferença na vida das pessoas”.
“Este é o caminho certo”, afirmou o director do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, sugerindo à Associação PARA continuar a “criar e desenvolver as obrigatoriedades para se tornarem uma IPSS”.
“Num futuro próximo, quando abrir o concurso para o PROCOOP [Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais] a Associação PARA têm muito mais possibilidades de ser contemplada”, porque já tem trabalho feito e instalações próprias, frisou João Paulo Pedrosa.
De referir que a sede da Associação PARA está situada na Rua David Mourão Ferreira, na cidade de Pombal.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Abril