Grupo de Voluntariado assinala mês do cancro do cólon e recto com oferta de mantinhas a doentes

0
1228

Até ao final deste mês, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem a decorrer a campanha Março Azul, uma iniciativa que pretende sensibilizar a população para a prevenção e detecção precoce do Cancro do Cólon e Recto.

Para assinalar esta temática, o Grupo de Voluntariado Comunitário de Pombal confeccionou oito mantinhas “para aconchegar a dor” a doentes oncológicos, e que serão entregues, ainda esta semana, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Voluntárias do grupo com a presidente e tesoureira da Junta de Freguesia de Pombal (autarquia que acolhe, no seu edifício-sede, as iniciativas daquele GVC)

Segundo os dados mais recentes (World Cancer Research Fund Internacional, 2020), o cancro do cólon e recto é o terceiro tipo de cancro com maior incidência em todo o mundo. Em Portugal, e segundo os dados de 2022, este é cancro mais incidente, sendo o segundo mais frequente em ambos os sexos.
Este rastreio é aconselhado a homens e mulheres assintomáticos, com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, devendo ser realizado com uma periodicidade de dois em dois anos. O método mais utilizado é o Teste de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) e, em caso de resultado positivo, agenda-se a colonoscopia.

Este rastreio poderá ser realizado junto do médico de família.

Sobre os factores de risco e os sinais de alerta desta doença, estão disponíveis mais informações no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do https://www.ligacontracancro.pt/cancro-do-colon-e-do-recto/

Na Junta de Pombal está também em exposição a floreira oferecida pelo Município de Pombal à Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito da iniciativa Pombal Mais Florido, realizada em parceria com a Freguesia de Pombal