Festa das Chouriças promete levar novamente a Ilha de Baixo ao rubro

0
2921
João Branco, Telmo Ferreira, Fernando Mendes, Filipe Gomes, Miguel Marques, Humberto Gomes, Ricardo Pinto, Manuel Cardoso e Lúcia Cardoso constituem a Comissão de Festas

Janeiro vai ser um mês em cheio. E não é só porque começa um novo ano. A grande novidade é mesmo o regresso da Festa das Chouriças da Ilha, que decorre de 20 a 22 de Janeiro. São três dias de festejos junto à Capela de São João, na Ilha de Baixo, com música a noite toda, copo de cerveja na mão e as tradicionais chouriças para saborear. Momentos de pura diversão que faltaram nos últimos dois anos devido à pandemia, mas estão finalmente de volta para pôr a Ilha de Baixo ao rubro.
A Festa das Chouriças está quase aí e uma coisa está garantida: animação não vai faltar. A comissão de festas já começou a preparar o programa no início de Outubro, reunindo-se todas as semanas para assegurar que “não falha nada no fim-de-semana das festas”.
Quem o diz é Telmo Ferreira, que apesar de ainda não divulgar o cartaz, revela que este ano vão “arriscar um pouco mais”. E as novidades chegam logo na sexta-feira (20 de Janeiro). Afinal, em palco vai estar “um artista detentor de alguns discos de ouro”, cujo nome será revelado “em breve”.
Mas as novidades não ficam por aqui. “O espaço fechado do evento será duplicado”, de forma a garantir “o conforto necessário para quem nos visita”, adianta aquele membro da comissão de festas, assegurando que “a boa disposição, característica das nossas gentes, está garantida”.
Independentemente do cartaz, “o momento alto da festa será sempre a venda dos andores”, no domingo (dia 22 de Janeiro), às 16h00, onde é feita “a verdadeira venda das chouriças por leiloeiros altamente profissionais e detentores de certificação certificada”, destaca.

HÁ UM NOVO DESAFIO E É PARA AS MULHERES
De resto, o programa será em tudo semelhante às edições anteriores. Isto significa que os homens podem começar a cuidar do bigode, se quiserem participar no concurso de bigodes.
E mulheres preparem-se, porque “este ano lançamos um desafio também às senhoras”, anuncia Telmo Ferreira, convidando-as a estarem atentas para saberem mais pormenores.
E não é só elas que devem ficar atentas, até porque lá para o início de 2023 será lançado o vídeo promocional das festas, que “já é uma imagem de marca desta comissão”.
Os vídeos foram “um fartote de rir por todo o lado” e “não se falou noutra coisa aqui na Ilha”. Prova disso foi “o vídeo com as nossas velhotas a andar de mota”, lançado no final de 2021, o qual, à semelhança do vídeo anterior, chegou às 100 mil visualizações nas redes sociais. “Portanto, é difícil parar agora”.
Por isso, “estamos a trabalhar nele”, revela Telmo Ferreira, antevendo o lançamento “duas ou três semanas antes do evento”. Por agora, aproveita para “enviar um grande abraço caloroso para uma das nossas habituais protagonistas, que está a passar um momento menos bom de saúde”, pelo que “desejamos-lhe rápidas melhoras”.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Artigo publicado na edição impressa de 24 de Novembro