Covid-19 fez mais uma vítima mortal no concelho

0
7545

A Covid-19 fez mais uma vítima mortal no lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas. Manuel Leitão, de 82 anos, natural da localidade de Jagardo, na freguesia da Redinha, faleceu esta madrugada, na instituição, e estava entre os utentes já sinalizados como portadores do novo coronavírus.
A confirmação foi dada pelo presidente da direcção do lar, Joaquim Silva, que adiantou que nada fazia prever o sucedido, uma vez que o doente estava “aparentemente bem”, apesar de sofrer de outras patologias, nomeadamente do foro respiratório e insuficiência renal, ainda que não fizesse hemodiálise.
Recorde-se que quatro idosos do mesmo lar, dois deles acamados, foram transferidos, esta terça-feira à tarde, para as instalações da Residência de Estudantes, propriedade da Câmara Municipal de Pombal, uma vez que não estão contaminados com Covid-19.
A iniciativa pretendeu salvaguardar os cuidados de acolhimento daqueles seniores, dos restantes utentes da instituição, cujo teste de diagnóstico deu positivo. Por outro lado, a medida evitou que aqueles idosos fossem transferidos para outras instituições fora do concelho de Pombal.
O acolhimento e o acompanhamento estarão assegurados pela própria instituição, bem como o fornecimento das respectivas refeições.
Por sua vez, as instalações do lar, na Cumieira, foram alvo de uma limpeza e higienização, por sectores, para permitir um melhor cuidado e acompanhamento aos utentes que ali residem e que, à partida, não necessitam de cuidados de saúde externos à instituição.
Recorde-se, ainda, que na segunda-feira, ao final do dia, a Administração Regional de Saúde do Centro dava conta que dos 26 utentes da instituição, 22 tinham sido testados, tendo 18 dado resultado positivo. Assim como duas trabalhadoras, estando outras cinco em quarentena nas suas próprias residências. Faltavam testar dez, cujos testes foram realizados durante a manhã desta terça-feira, mas desconhecendo-se, para já, os resultados, como confirmou o presidente da instituição.