Flávio Silva entre os melhores

0
2634

Aos 28 anos, o jovem chef está entre os 18 apurados da etapa de qualificação regional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano.

Flávio Silva tem 28 anos e tem raízes na freguesia de Meirinhas, apesar de viver na Lousã, por motivos profissionais. É chef e tem “formação na área hoteleira, no INFTUR Coimbra, com especialidade em gestão e produção em cozinha e pastelaria”, explica. Flávio Silva foi apurado para a etapa regional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, uma iniciativa da Edições do Gosto que celebra este ano a sua 25ª edição. No passado dia 3 de Abril, o chef de cozinha do Villa Pampilhosa Hotel, situado na Pampilhosa da Serra, esteve presente na primeira das três etapas de qualificação regionais, em Lamego. Quando soube que seria um dos 18 apurados para esta fase da competição, “estava com a minha equipa a preparar um serviço” e foi “algo muito especial”. Apesar de ainda não saber em que lugar ficou, Flávio considera que “estar nesta fase já foi uma vitória profissional, por poder mostrar que os jovens têm capacidade de inovar nesta arte que é a cozinha”. Relativamente ao concurso, as expectativas do jovem chef são simples: “Quero estar entre os seis do Norte e Centro. Já seria muito bom e tudo o que vier depois será ainda melhor”, declara. “Estar rodeado pelos melhores é uma sensação de competitividade, rigor e requinte excelente”, sublinha.

Nesta edição da iniciativa, dedicada à gastronomia portuguesa, Flávio Silva concorreu com um menu composto por uma entrada, um prato de peixe, outro de carne e uma sobremesa: creme de batata doce e vieira sauté com mangericão fresco, bacalhau couvada da Pampilhosa da Serra com batatinha ao sal e hortícolas, carrilhada de porco em estufado de vinho do Porto com cogumelos e risotto de Queijo da Ilha e torre de morangos do Brejão com chocolate e companhia.

Segundo o pombalense, estar entre os melhores é o resultado de “muito esforço, dedicação e trabalho, não só meu, mas de toda a minha equipa e do Villa Pampilhosa Hotel”.

Esta não é a primeira vez que o chef se envolve em competições deste género. O seu primeiro concurso foi em 2007, mas já participou em muitos outros e arrecadou vários prémios.