Átoa e Carolina de Deus são os cabeças de cartaz das Festas do Louriçal

0
997

Átoa e Carolina de Deus são os cabeças de cartaz das Festas do Louriçal, que estão de volta entre os dias 11 e 15 de Agosto com o objectivo de sempre: promover o melhor da freguesia. O cartaz, apresentado no passado dia 30 de Junho, inclui as habituais exposições, tasquinhas, procissão das velas, espectáculos e folclore. E o melhor de tudo: as entradas mantêm-se gratuitas.

Célio Dias, José Manuel Marques, Rafael Carvalho e José Carlos Pinheiro apresentaram o cartaz das festas

“Este ano, as festas seguem o modelo do ano passado”, ou seja, a Junta de Freguesia fica com a responsabilidade de “toda a logística” e a Associação Critérios e Tradições fica encarregue de contratar os artistas e o palco principal, assim como de organizar o espaço da feira, contou o presidente daquela colectividade.
E pelo palco principal vão passar alguns nomes sonantes da música portuguesa: Átoa (11 de Agosto), David Antunes (dia 12), Carolina de Deus (13), Némanus (14) e 4Mens (15). Depois dos concertos, a animação continua com os DJ Menasso e Telmo O. (dia 11), NS (12), André L. (13), Lino F. e Midikrol4An (14) e Vito (15).
Trata-se de “um cartaz que nos dá todas as garantias de sucesso”, considera Rafael Carvalho, sublinhando que “vamos continuar com entradas livres, porque achamos importante que todos tenham liberdade para desfrutar e participar neste grande evento”.
Além dos concertos, “estas festas têm uma componente religiosa muito vincada”. Afinal, “são as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Morte”, frisou o presidente da Junta de Freguesia, que faz questão de “preservar o respeito pela questão religiosa, até porque queremos que o Louriçal progrida para destino turístico religioso”.
Por outro lado, os festejos têm ainda a “componente cultural e musical local”, assim como uma mostra de actividades económicas, com capacidade para crescer. Nesse sentido, “já estamos a preparar o alargamento do recinto, para o próximo ano, com o afastamento do palco para permitir aumentar o número de expositores”, revelou José Manuel Marques.
O autarca destacou igualmente as habituais tasquinhas, que este ano serão dinamizadas pela Associação de Moita do Boi e o Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal.
De salientar que as Festas do Louriçal ocupam “uma área superior a 10 mil metros quadrados”, isto é “uma dimensão muito maior” quando comparada com o recinto das festividades nos anos 70, quando os festejos se realizavam “na Praça Joaquim da Silva Cardoso, que tem cerca 1.500 metros quadrados”.
Devido a este crescimento, “as Festas do Louriçal assumem um papel extremamente importante no desenvolvimento económico e, acima de tudo, de divulgação do património histórico, religioso e cultural da freguesia”, concluiu José Manuel Marques.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 13 de Julho