Transporte a pedido já chegou ao concelho de Pombal

0
645

O problema de mobilidade que afecta sobretudo aqueles que não têm meio de transporte próprio para se deslocarem à sede de concelho ou de freguesia pode ter os dias contados.

O projecto MOBI Região de Leiria da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, um modelo de transporte flexível a pedido, que entrou em funcionamento em 2023 nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, chegou agora ao concelho de Pombal.
O Transporte Flexível a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, até às 15h00 do dia anterior, através de uma chamada para o número de telefone 800 24 25 26 (nos dias úteis, entre as 9h00 e as 15h00).
Realizado com recurso aos operadores locais (táxi), o projecto é financiado pelo PROTransP – Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público, permitindo que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pela CIMRL.

Os protocolos foram assinados entre a CIMRL, Município e taxistas

Com este modelo, pretende-se dar mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior e melhorar o acesso à rede de transportes públicos, designadamente nos lugares onde o serviço público de transportes não existe ou não assegura horários compatíveis com as necessidades da população.
O serviço começou a funcionar de forma experimental, no concelho de Pombal, no passado dia 30 de Junho.

Nesta fase, estão abrangidas as freguesias de Almagreira, Louriçal, Guia, Ilha, Mata Mourisca, Carriço e Carnide. A partir de 1 de Setembro, o serviço passará a ser disponibilizado às populações de Abiul, Meirinhas, Pelariga, Redinha, Santiago de Litém, São Simão de Litém, Albergaria dos Doze, Vermoil e Vila Cã, sendo que a partir do início de janeiro do próximo ano será alargado a toda a freguesia de Pombal.

“É um concelho muito grande, com uma componente rural muito intensa e o serviço público de transportes nem sempre é satisfatório”

Paulo Santos, 1º Secretário Executivo da CIMRL, sublinha que Pombal é o primeiro município dos grandes municípios da CIMRL a terem este serviço. “É um concelho muito grande, com uma componente rural muito intensa e o serviço público de transportes nem sempre é satisfatório”, afirma, acrescentando que “a parceria com o serviço de táxis é uma boa parceria”.

Para Paulo Santos, “este é um serviço que faz coesão, aproxima as pessoas e, sobretudo, permite que aquelas pessoas que não tinham possibilidade de se deslocar o possam fazer dentro do concelho”. O Secretário da CIMRL revelou ainda que, em breve, será possível realizar deslocações ente Pombal e Leiria ou Coimbra através de um serviço partilhado com as respectivas comunidades intermunicipais.

Como funciona?
Deve reservar a viagem, até às 15h do dia anterior, telefonando para o nº 800 24 25 26. A chamada é gratuita.

Quanto custa?
O preço do bilhete do transporte flexível é o mesmo do bilhete da carreira pública. Aquando da reserva, o operador irá informar do preço do bilhete.

Quais os horários?
O transporte flexível funciona durante os dias úteis.


*Notícia publicada na edição impressa de 3 de Julho