Iniciativa Liberal elege novo líder em Pombal

0
894

O auditório da Biblioteca Municipal de Pombal vai acolher, no próximo domingo, 8 de Dezembro, a III Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL), reunião na qual vai ser eleita a nova comissão executiva.
Aquela reunião magna surge depois da decisão de Carlos Guimarães Pinto em deixar a presidência do partido, que nas últimas eleições Legislativas, elegeu João Cotrim Figueiredo. O deputado já anunciou que vai candidatar-se à presidência na Convenção Nacional.
Em 30 de Outubro, Carlos Guimarães Pinto anunciou que abandonaria a liderança do partido, considerando que a sua missão estava cumprida no “dia histórico” em que a força política se estreou com uma intervenção no parlamento. “Não me podem pedir que continue a sacrificar a minha vida por uma causa. Foi um ano intenso em que tive de abdicar de muito para fazer este caminho. Fi-lo numa altura em que ninguém o teria feito. Criei as condições para que outros o possam fazer daqui para a frente com recursos que eu nunca tive e, espero eu, menos sacrifícios pessoais. Não me podem exigir mais”, anunciou então o presidente demissionário na rede social Facebook.
A Iniciativa Liberal foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em 13 de Dezembro de 2017, tendo-se estreado em eleições nas Europeias deste ano. Meses depois, nas eleições para a Assembleia da República, a Iniciativa Liberal conseguiu eleger um único deputado, pelo círculo de Lisboa.