UCC Pombal – 6 Anos a Cuidar na Comunidade

0
959
Enf.ª Fátima Neto (coordenadora da UCC), Helena Sá (assistente técnica), Liliana Simões (enf.ª), José Luís Ruivo (médico) e os enfermeiros Susana Areia, Marina Pereira, Sandra Santos, Elisabete Abegão e Pedro Quintas

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pombal é uma Unidade Funcional (UF) do Centro de Saúde de Pombal, com autonomia organizativa e técnica e integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL).
Assenta numa Equipa Técnica Multidisciplinar constituída por enfermeiros, médico, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, higienista oral e assistente técnico.
A sua Missão é a “prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional, atuando na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção”.
A sua Carteira de Serviços inclui: Saúde Escolar; Projeto do Adolescente; Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – Equipa Local de Intervenção; Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Rede Social e Comissões Sociais de Freguesia; Rendimento Social de Inserção; Equipa de Cuidados Continuados Integrados; Projeto de Promoção da Literacia em Saúde, Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade Positiva, Projeto de Saúde do Idoso e Projeto de Saúde Mental.
Em Tempos de Pandemia a 1 de outubro a UCC Pombal faz 6 anos!!!
Desde 16 de março de 2020 estamos a vivenciar tempos diferentes devido à pandemia de Covid-19, uma emergência de Saúde Pública a nível mundial. A equipa da UCC Pombal teve de se adaptar a esta nova realidade tendo mantido as suas atividades inerentes à sua carteira de serviços. Contudo, os profissionais tiveram que se adaptar ás novas circunstâncias recorrendo a outros meios e recursos, sobretudo tecnológicos e preferencialmente de modo não presencial. No entanto, sempre que necessário os utentes e famílias em acompanhamento tiveram atendimento presencial.
Houve necessidade de reorganizar os serviços numa perspetiva de colaboração e articulação, ainda mais próxima, com as restantes UF e comunidade. A equipa da UCC colaborou na Visitação Domiciliária aos utentes Covid 19 positivos de outras UF, nos inquéritos epidemiológicos aos utentes Covid 19 positivos e seus contatantes (atualmente, retomado pelo aumento de número de casos), no Ponto de Triagem aos utentes do Centro de Saúde de Pombal, na Equipa de Colheitas do ACES Pinhal Litoral realizando os testes de rastreio da Covid 19 do Programa de Intervenção Preventiva em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais durante todo o mês de maio realizando cerca de 3000 colheitas, mantendo a sua colaboração sempre que necessário.
Para melhor coordenação e articulação no Centro de Saúde de Pombal foi constituído um Gabinete de Crise, ao qual integraram a Autoridade de Saúde concelhia e os Coordenadores das UF da sede, Responsável Local da UAG e uma Técnica de Saúde Ambiental, com o objetivo de encontrar soluções rápidas e urgentes adaptando-as diariamente à situação, em articulação com as diferentes entidades da comunidade.
No âmbito do seu Projeto de Saúde Mental, foi criada uma Linha Telefónica de Saúde Mental e Psiquiatria (ainda disponível) para apoio emocional e intervenção psicoeducacional sobre gestão da ansiedade em contexto de crise dirigida aos utentes e profissionais de saúde, com o apoio de duas enfermeiras especialistas de saúde mental.
A experiência de uma situação de isolamento por Covid-19 positivo pode trazer alguns desafios do ponto de vista psicológico, emocional e social, neste contexto foi criada uma resposta de acompanhamento integrado por uma equipa multidisciplinar. Esta resposta resultou de uma articulação entre as equipas da Unidade de Saúde Pública – Polo Pombal, UCC Pombal e URAP Pombal.
O Curso de Preparação para o Parto, Nascimento e Parentalidade Positiva – “Barrigas com afeto”, também teve que se adaptar a esta nova realidade para isso as sessões passaram a ser realizadas por videoconferência de modo a manter a promoção e desenvolvimento de competências a grávidas, casais e suas famílias em segurança. Para manutenção do acompanhamento de utentes no âmbito da gravidez, puerpério e amamentação recorreu-se também à teleconsulta.
Ao nível do Programa Nacional de Saúde Escolar e da comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, 5 de maio, considerando o contexto atual de pandemia, a equipa do projeto “A tua Higiene… a nossa Saúde!” lançou um desafio aos alunos dos 5.º e 6.º anos, para produzirem um vídeo de demonstração da técnica para a higiene correta das mãos. A comunidade educativa aderiu massivamente, tendo participado 61 alunos do 6.º ano da Escola Básica Marquês de Pombal. O vídeo premiado foi partilhado nas redes sociais.

UCC Pombal … caminhando … com um olhar mais além!
Desde 4 maio que temos vindo a retomar a nossa atividade assistencial em pleno, para além de mantemos a colaboração com as UF e com a Equipa de Colheitas do ACES PL.
No âmbito da campanha da vacinação contra a gripe sazonal ano 2020/2021, a UCC vai colaborar ativamente com as UF de Pombal de modo a contribuir para um aumento da taxa de cobertura vacinal, realizada no mais curto espaço de tempo e evitando o aglomerado de pessoas.
Com o objetivo de facilitar o acesso dos adolescentes ao Projeto Adolescente, em alternativa ao atendimento presencial no Espaço do Adolescente em meio escolar, foi criado um email que será disponibilizado aos Agrupamentos de Escolas do Concelho para possibilitar a continuidade deste projeto com maior segurança e respeitando os Planos de Contingência dos Agrupamentos.

Como dantes, como hoje e para o futuro acreditamos e mantemos os nossos Valores: cooperação, solidariedade e trabalho em equipa, autonomia assente na auto-organização funcional e técnica, articulação com as outras Unidades Funcionais do ACES PL e parceria com as estruturas da comunidade local.

Equipa Multidisciplinar da UCC Pombal
236 200 972
ucc.pombal@arscentro.min-saude.pt

*Artigo de opinião publicado na edição impressa de 01 de Outubro