Tasquinhas da Ilha servem gastronomia local, artesanato e animação

0
1367

Está aí mais uma edição das Tasquinhas da Ilha. Os sabores inconfundíveis da gastronomia tradicional voltam a ser servidos à mesa num cenário de festa. E a festa faz-se entre hoje (1 de Setembro) e domingo (dia 4) com animação, artesanato e feira de actividades económicas. Canário e Amigos e José Malhoa são os cabeças de cartaz.

As Tasquinhas da Ilha abrem “portas” hoje (quinta-feira, 1 de Setembro), numa noite que marca o regresso de Augusto Canário e Amigos àquela localidade da zona Oeste do concelho de Pombal. O artista popular já é presença assídua no arranque Tasquinhas da Ilha, que abre oficialmente às 20h00. Pouco depois actua a Banda Filarmónica Ilhense. A animação prolonga-se noite dentro aos ritmos dos djs Menasso e MC Guy H.

Amanhã (sexta-feira, dia 2), a partir das 20h00 as tasquinhas começam a servir os sabores típicos da gastronomia local. Falamos dos tradicionais torresmos, do galo guisado na púcara, do carneiro cozido em branco ou guisado e do bacalhau com migas. Estas iguarias podem ser saboreadas até domingo no espaço das tasquinhas.

Já a música começa às 21h00 ao som de Semibreves. Segue-se um concerto de José Malhoa (22h30), que promete divertir o público com o seu Carimbó e outras músicas bem conhecidas do público. Mais tarde mudam-se os ritmos, mas a diversão não vai parar. O dj Cazé vai pôr todos a dançar ao som dos anos 80.

No sábado (dia 3), a caminhada das tasquinhas (18h00) marca o reinício das actividades, que continuam com a actuação do Trio de Acordeonistas. A animação noturna (22h00) começa como é habitual com a Gala Nacional de Folclore, que traz a palco o Rancho Etno-Popular da Ilha, o Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos (Espinho), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Nespereira (Gouveia) e o Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada (Ovar). A festa continua aos ritmos do dj Kid Loco.

O último dia das Tasquinhas da Ilha (domingo, 4) é o mais preenchido. As actividades começam logo pelas 10h30 com o passeio de vespas, com partida da Associação Vespa Clube “Os Bandeirinhas”, em Água Formosa. A tarde é preenchida com a 3.ª Feir’Ilha e será animada pelos Gaiteiros d’Ocasião, Notas Soltas e Banda Filarmónica da Guia. À noite o teclista Carlos Monteiro e o dj Phil convidam a um pezinho de dança.

 

EMENTAS DAS TASQUINHAS DA ILHA

Banda Filarmónica Ilhense

Sopa de Vaca

Carneiro guisado

Carneiro em branco

Bacalhau à Filarmónica

Cozido à Portuguesa

Chili vegetariano

 

Grupo Desportivo da Ilha

Bacalhau assado com migas

Bacalhau dourado com migas

Carneiro em branco

Carneiro estufado

Fressura

Grelhados mistos

Frango na púcara

Arroz de cabidela

Sopa de vaca

 

Rancho Etno-Popular da Ilha

Torresmos

Carneiro estufado

Bacalhau assado com migas

Carneiro em branco

Galo caseiro

Grelhados mistos

 

Centro Social da Ilha – Obra Social da Sagrada Família

Bacalhau à Sagrada Família com puré

Picanha com migas e arroz de feijão

Carne de porco à alentejana

Borrego estufado

Carneiro cozinho em branco com migas de pão

Espetadas de peru grelhadas com arroz de feijão e batata frita

Cozido à portuguesa

Bifana no prato

Arroz de cabidela