O maestro da Filarmónica da Guia, Mickael Faustino está a mobilizar músicos, actores e técnicos para levar mini-concertos, teatro e momentos artísticos a famílias com crianças afectadas pela tempestade Kristin nos concelhos de Leiria e Pombal. A iniciativa, de acesso gratuito, arrancou a 14 de Fevereiro e quer transformar freguesias marcadas pelos estragos do mau tempo em pequenos palcos de encontro e esperança.
“Num momento particularmente desafiante para a região, nasce da vontade de estar próximo das pessoas e criar um verdadeiro espaço de encontro e esperança”, explica o trompista e director da Academia Sebastião e Melo. A ideia começou a ganhar forma nos dias 28 e 29 de Janeiro, quando, perante a dimensão dos danos, o músico procurava uma forma de ajudar. “Infelizmente não sou dotado para arranjar telhados e paredes, que é o mais essencial agora. Mas como tenho feito muitos concertos didácticos, sessões e ateliês, pensei que, através da arte, poderia ajudar a aliviar um pouco os efeitos desta catástrofe. Porque se a música não cura ninguém, ajuda a aliviar alguma coisa”, afirmou.
Sob o mote “Tempo Delas”, o projecto prevê actuações de curta duração, pensadas para distrair e envolver crianças que continuam em casa, numa fase em que várias escolas enfrentam constrangimentos. “Não sabemos quando as escolas vão abrir, por isso quero organizar alguma coisa para, durante uma ou meia hora, ajudar a distrair os mais novos”, refere.
À chamada já responderam outros artistas, entre eles um clarinetista, um saxofonista e a cantora Surma. Há também psicólogos infantis interessados em colaborar e uma animadora social da associação InPulsar que acompanhará as sessões, reforçando a componente de apoio emocional.
As primeiras actividades realizaram-se em freguesias do concelho de Leiria, como Marrazes, Parceiros, Caranguejeira, Barreira e Souto da Carpalhosa, estendendo-se ainda a localidades do concelho de Pombal, entre as quais Guia, Meirinhas, Redinha, Louriçal e a cidade de Pombal. “Se calhar vamos ter, em algumas vezes, duas ou três crianças, outras 50, mas não interessa. Queremos é chegar ao máximo número de freguesias, para as pessoas terem um momento diferente”, sublinha o organizador.
O maestro, admite que desconhece a dimensão que o projecto poderá alcançar, mas garante que a intenção é fazê-lo crescer e chegar “o mais longe possível”. Os artistas interessados podem inscrever-se através da página de Instagram do músico.
[Notícia publicada na edição 319 do Pombal Jornal]







































