Fernando Daniel, The Black Mamba e Quinta do Bill animam Festas do Concelho de Ansião

0
1602

As Festas do Concelho de Ansião começaram esta quinta-feira e, com elas, vem um programa recheado de muita animação. Até domingo (13), os concertos, bailes, folclore, teatro, diversões, desporto, feiras, exposições e o Cortejo Alegórico do Povo atraem milhares de pessoas à vila. Afinal, é Verão e o bom tempo convida a sair de casa para aproveitar a programação própria desta época do ano.
Tal como já vem sendo hábito, as Festas do Concelho trazem a Ansião grandes nomes da música, com destaque para Fernando Daniel, The Black Mamba e Quinta do Bill.

Mas o cartaz é muito mais do que isso. Eventos de natureza cultural, desportiva e recreativa preenchem os quatro dias de festividades, que prometem atrair multidões de gente à vila de Ansião para umas festas que voltam a repetir o modelo dos anos anteriores.
Do vasto cartaz de actividades, destaque para o Cortejo Alegórico do Povo, que volta a sair às ruas de Ansião.
Mas aquele que é um dos maiores eventos do ano na região, destaca-se ainda pela Expo Ansião Coração de Sicó, que abre às 19h00 de sexta-feira (dia 11), contando com a presença de 67 expositores, num total de 80 stands. Trata-se de uma “imagem de marca das festividades”, considera a autarquia, alegando que esta exposição “mostra o que de melhor o tecido empresarial e económico desenvolve no concelho e na região, não faltando, como habitualmente, uma enorme variedade de produtos e sabores que os visitantes poderão degustar no local ou levar para suas casas”.
“Visitar a Expo Ansião Coração de Sicó é também ter a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos artesãos e artesãs, pelas instituições de solidariedade, pelas colectividades desportivas e culturais e, ainda, pelas juntas de freguesia do concelho”, realça uma nota da edilidade.
As festas dão o pontapé de saída nesta quinta-feira (dia 10) com uma “justa homenagem à nossa diáspora”, num convívio da comunidade emigrante, que à semelhança dos últimos anos acontece na Mata Municipal, a partir das 19h00. A noite termina com um concerto das bandas filarmónicas do concelho (21h30), seguido de um baile animado pelo grupo Só Ritmo.
Mas a sessão solene de abertura das Festas do Concelho e da Expo Ansião Coração de Sicó só acontece ao final da tarde de sexta-feira (dia 11, pelas 17h00), no salão nobre dos Paços do Concelho, numa sessão solene com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.
O programa prossegue com a inauguração da exposição ‘Ansião com Arte’, no Centro Cultural, onde mais tarde (21h30) entra em cena o grupo de teatro Olimpo com a peça “O amigo do sr. Governador Civil”.
Entretanto a zona de espectáculos enche-se de gente para uma noite de concertos e diversão, que começa ao som de Fernando Daniel (23h00) e continua aos ritmos do Bandazona, que promete prolongar a animação até de madrugada.
O terceiro dia de festa (sábado, 12) começa com tradição e desporto. A secular Feira dos Poceiros marca o arranque das actividades diárias (9h00), no Mercado Municipal, que se estende ao longo de toda a manhã com a animação musical. Ao mesmo tempo decorre, na Piscina Municipal, o festival “Os meus mergulhos”, seguido de uma mega-aula de hidroginástica.
Já a tarde é preenchida com o Cortejo Alegórico do Povo, num desfile único de carros alegóricos que valorizam, perpetuam e dignificam a tradição e a arte do concelho de Ansião.
Com o anoitecer voltam os espectáculos musicais. A Presságio Banda dá os primeiros acordes noturnos chamando para o recinto da festa ansianenses e visitantes para uma noite que promete ser de muita diversão. Afinal, sobem ao palco The Black Mamba e, mais tarde, Bad Monkeyz.
O último dia de festejos (domingo, 13) arranca com a Feira do Ancião e a Prova do Campeonato Regional de Saltos Pedro Faria, que decorre na Quinta das Lagoas. Por outro lado, no Parque Verde do Nabão há Torneio de Ténis de Praia e a partida para o Passeio Motard do Concelho de Ansião.
Com as Festas do Concelho a chegar ao fim, há ainda tempo para uma tarde de Folclore e Tradição, um concerto de Quinta do Bill e um baile com o duo musical Nova Onda.