Centro Qualifica certificou 60 adultos com novas competências

0
443

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP) entregou, na sexta-feira (21), ao final do dia, os certificados e diplomas aos candidatos que, este ano lectivo, concluíram o percurso de qualificação, num total de 60.

A sessão, que decorreu no espaço exterior daquele estabelecimento de ensino, contou ainda com momentos musicais protagonizados pelo grupo de música tradicional portuguesa “EmCantos”, do qual faz parte um professor da escola.
Nas palavras dirigidas aos presentes, a coordenadora do Centro Qualifica, Cristina da Costa; o representante da direcção do AEP, Manuel António; a representante do Município, Nathalie Fajardo; e a presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Carla Longo, enalteceram o esforço dos candidatos e as mais-valias das aprendizagens alcançadas.
Ao palco subiram os adultos que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (níveis básico e secundário), mas também os que frequentaram, com sucesso, o curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) e o curso de Português Língua de Acolhimento. Neste último caso, a Escola Secundária deu aulas a alunos da Índia, Marrocos, Filipinas, França Colômbia, Vietname, China, Venezuela e Ucrânia. No testemunho partilhado por uma das alunas, foi realçada a riqueza da diversidade cultural do grupo, com diversas nacionalidades presentes, mas também a importância da aprendizagem para quebrar barreiras da integração.
Antes deste, alunos dos outros grupos deixaram igualmente palavras de motivação e de regozijo pelas aprendizagens alcançadas.

*Notícia publicada na edição impressa de 27 de Julho