Xadrezistas da AXCOP lideram campeonato nacional de equipas

0
1244
Jussara Chaves, Jorge Barrento, Micael Gomes e Mário Correia

Depois de duas rondas fora, foi a vez de a Associação de Xadrez Oficina Criativa Pombal (AXCOP) – Editora Solis disputar o Campeonato Nacional de equipas 2020/2021, em casa, no passado sábado (15), dia em que recebeu a equipa do Norton de Matos. A AXCOP acabaria por vencer o encontro por 2,5-1,5.
O quarteto pombalense foi composto pelos xadrezistas Mário Rui Correia, Jussara Chaves, Jorge Barrento e Micael Gomes.
Na mesa 1, Mário Rui conduziu as brancas, face a Filipe Saraiva, enquanto Jussara Chaves, com as negras, jogou com Rafael Saraiva (mesa 2). Por sua vez, Jorge Barrento, com as brancas, jogou com Estevão Gomes (mesa 3) e, por fim, na mesa 4, MiKa, de negras, jogou com Xiang Guo. Mika foi o primeiro acabar, evidenciando supremacia ao longo de toda a partida, acabando por vencer o adversário, teoricamente mais forte.
Na mesa 1, Mário Rui Correia venceu Filipe Saraiva, enquanto na mesa 2 a mestre internacional (WIM) Jussara Chaves empatou com Rafael Saraiva. Com a soma destes resultados, os pombalenses asseguraram a vitória do encontro.
Por último, Estevão Gomes, que disputou a partida mais longa do encontro com o xadrezista Jorge Barrento, foi o vencedor da mesa 3.
Com este resultado a AXOCP- Editora SOLIS passa a liderar a série “C” da 3ª Divisão Nacional, isolada, contabilizando, por vitórias, os encontros realizados.
A delegada do encontro foi Helena Isabel.
A AXCOP, anfitriã do evento, deixa um agradecimento à Junta de Freguesia de Pombal, “que sempre nos apoiou desde o nosso primeiro dia de existência”, refere Jorge Barrento, presidente da direcção. A próxima deslocação da AXCOP está marcada para o próximo sábado, em Mangualde.
Os interessados em ingressar na modalidade, a associação tem disponível o email oficinacriativa.pbl@gmail.com e o telefone 919 850 373.