Valorlis atribui selo de EcoEvento às Festas do Bodo 2023

0
600

A preocupação em implementar boas práticas ambientais garante às Festas do Bodo 2023 o selo de EcoEvento, atribuído pela Valorlis.
Depois de no ano passado terem sido recolhidos nas Festas do Bodo 2.100 quilos de resíduos recicláveis (1.500 quilos de papel e 600 quilos de plástico e metal), a Valorlis atribuiu, por mais um ano consecutivo, o selo EcoEvento às maiores festas do concelho. Este selo reconhece a “preocupação e empenho em implementar boas práticas de separação selectiva”, refere uma nota da empresa, salientando que ao longo do certame haverá acções de promoção de boas práticas ambientais e uma aplicação (Recycle BinGo) que premeia quem recicla.
Para isso, será criada uma Missão Especial APP Recyclebingo dedicada ao evento “Reciclar é nas Festas do Bodo”, onde os utilizadores, ao fazerem check in no ponto de reciclagem geolocalizado, ganham pontos extra e prémios especiais do certame.
No ponto de reciclagem geolocalizado haverá um ecoponto com quatro laterais acessíveis à deposição de garrafas e latas, que será translucido para permitir ver o grau de enchimento e os resíduos aí depositados, promovendo assim a correcta separação.
Além disso, haverá formação para todas as associações que dinamizam as tasquinhas e um reforço de sensibilização durante o evento, de forma a motivar a adopção das boas práticas ambientais.
Paralelamente, haverão monitores de sensibilização ambiental (mochileiros) com a missão de alertar o público em geral e os comerciantes para adopção dos valores, princípios e práticas sustentáveis do evento.
De referir que o EcoEvento é uma iniciativa da Valorlis, que desafia os organizadores de eventos a comprometerem-se com a “redução do impacte ambiental”, “promovendo a gestão adequada de resíduos”. Esta classificação confere “um carácter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade”, que é “reconhecido pelos participantes”.
As entidades que solicitem o selo de EcoEvento comprometem-se a criar e implementar no local do evento um sistema de recolha selectiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e/ou das entidades participantes.
Esse compromisso inclui a implementação de um plano de gestão de resíduos, os quais são recolhidos e encaminhados para as instalações da Valorlis, onde serão triados e enviados para reciclagem.
Este selo pode ainda ter associada a vertente de responsabilidade social, premiando o desempenho ambiental com a atribuição de um valor, em função das quantidades entregues, para apoiar uma instituição e/ou causa.