Trinta e oito empresas de Pombal vão receber fundos europeus

0
1877

De acordo com dados publicados no início deste mês no portal do Centro 2020, há 38 empresas pombalenses que viram aprovadas as suas candidaturas a fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro do Portugal 2020.

Ao todo são quase dois milhões de euros de investimentos feitos por empresas de Pombal, que se traduzem num incentivo previsto de quase 1,2 milhões de euros. Analisando os projectos em causa, dos nove objectivos temáticos, situam-se quase todos no número três, respeitante à competitividade das pequenas e médias empresas.

De enaltecer o elevado número de projectos que pretendem levar a efeito a criação de website da empresa, loja online ou presença na chamada economia digital. Também se verificam algumas candidaturas com vista a iniciar ou fortalecer projectos de internacionalização, outras com investimento em plano de negócios e ainda dois casos que pretendem investir em investigação e desenvolvimento.

De lembrar que o quadro comunitário agora em execução é especialmente direccionado para as empresas, nomeadamente no aumento da competitividade, internacionalização, desenvolvimento do potencial humano ou na investigação e desenvolvimento. No caso concreto do Centro 2020, para o período 2014-2020, tem uma dotação de 2,155 mil milhões de euros, dos quais 404 milhões do Fundo Social Europeu e 1,751 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ana de Jesus (texto)