Trail Nocturno do Oeste volta a juntar desporto e solidariedade

0
655

Está a chegar a sexta edição do Trail Nocturno do Oeste. É já no dia 30 de Setembro, com partida no Largo da Igreja da Ilha marcada para as 20h00, no caso do trail, 20h10 para o mini-trail e 20h15 para a caminhada. As inscrições podem ser feitas em www.recordepessoal.pt.
A iniciativa nasceu pela mão de um grupo de cidadãos, com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, e tem, desde a primeira hora, um cariz solidário: as verbas revertem, na íntegra, a favor dos Bombeiros Voluntários de Pombal.
“Os cidadãos têm sido muito solidários, participando a correr ou a caminhar”, com a média de desportistas a situar-se na ordem dos 600, por edição, destaca Carlos Estrada, da organização e um dos mentores da iniciativa. Mas “queremos que o número aumente e o evento se torne o maior da região”, pelo que deixa o apelo à participação dos cidadãos e ao contributo das empresas. “Ajuda quem arrisca a vida por nós a fazer deste evento uma festa/confraternização”, afirma Carlos Estrada, em jeito de desafio. “Se isso acontecer, quem vai agradecer e beneficiar serão os nossos bombeiros”, permitindo-lhes exercer “a sua missão com mais dignidade”.
Sobre a importância do evento, o mesmo responsável salienta a recente aquisição de uma viatura de desencarceramento e combate a fogos urbanos “para a qual muito contribuíram as verbas angariadas em trails anteriores”.
“O nosso país tem sido, nos últimos anos, fustigado por muitos incêndios de grande dimensão. Só o espírito de voluntariado, sacrifício, generosidade e abnegação que os nossos Bombeiros Voluntários demonstram, disponibilizando-se para o desempenho de uma missão pública, tem evitado consequências mais graves”, frisa Carlos Estrada. “A Câmara Municipal bem como a União de Freguesias conhecem e sentem as dificuldades com que se debatem e que dificultam o cumprimento da missão, mas, pese embora o esforço, os recursos financeiros destas instituições, não chegam”, nota aquele elemento da organização.
Os participantes podem optar entre o trail curto (20km), mini-trail (12km) ou caminhada (10km). O secretariado será no quartel da 5ª Companhia dos BVP, na Guia. Até ao dia 27 de Setembro, as inscrições têm um custo de 15 euros (trail), 12 euros (mini-trail) ou 10 euros (caminhada). Inclui, entre outros, t-shirt e abastecimentos durante os percursos.

No próximo domingo, 24, é dia de treino-convívio por parte do percurso do 6º Trail Nocturno do Oeste. Os que se quiserem juntar ao grupo, basta aparecerem às 9h00, no Quartel de Bombeiros da 5ª Companhia, na Guia.