Ti Milha regressa com MXGPU, Criatura, Emmy Curl e… muito amor

0
623

O Ti Milha regressa ao Parque de Lazer da Ilha, entre os dias 18 e 20 de Julho, e o cartaz desta 8ª edição acaba de ser anunciado. MXGPU, Criatura, Emmy Curl, Máquina, Bia Maria, Curcumbia e Ibsxjaur estão entre os nomes agora conhecidos.

A organização do Ti Milha, a cargo da ARCUPS, elege MXGPU como cabeça de cartaz. Formado por Moullinex e GPU Panic, é conhecido pelo espectáculo imersivo em formato 360º, que esbate as fronteiras entre o palco e o público, com estruturas de luz dinâmicas que adquirem uma dimensão arquitectónica, redefinindo a experiência ao vivo da música electrónica.

O colectivo Criatura é um ecléctico bando de músicos e artistas “que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição”. O seu primeiro disco “Aurora” foi editado em 2016, seguindo-se “BEM BONDA”, em 2021. Outro dos nomes anunciados, Emmy Curl, lançou no ano passado o trabalho “Pastoral”, onde continua, de forma vincada, a junção da música tradicional com jazz moderno e dream pop.

Além dos concertos, distribuídos por três palcos distintos, o Ti Milha integra workshops, conversas, exposições de arte, e zonas de relaxamento, criando um ambiente acolhedor e dinâmico. Para aqueles que querem viver a experiência por inteiro, o campismo é gratuito para todos os portadores de bilhete geral, permitindo três dias de imersão total no ambiente mágico do Parque de Lazer da Ilha.

Além disso, o evento oferece uma experiência completa com espaços de restauração e zonas pet friendly (água e comida para animais). “O Ti Milha é Amor” é o lema já conhecido que sublinha a essência deste festival, onde as gentes da Ilha mostram “como sabem receber, partilhar e criar memórias com todos aqueles que visitam este recanto do concelho de Pombal”.

Segundo a organização, “o Ti Milha é muito mais do que um festival. É o reflexo de uma comunidade que se une para criar momentos de alegria, cultura e partilha. Todos os anos, recebemos de braços abertos quem vem de fora e celebramos o que de melhor temos cá dentro: a música, a arte, a natureza e, acima de tudo, o convívio. Em 2025, queremos fazer ainda melhor, com novas propostas e experiências para todos os que nos visitam.”

Como é habitual, o último dia do Ti Milha terá entrada gratuita, abrindo assim as portas do recinto a toda a comunidade para um dia de festa. Os bilhetes já estão à venda em www.timilha.pt.


*Notícia publicada na edição impressa de 22 de Maio