Tertúlia de Abiul festejou 1º aniversário

0
1725

O primeiro aniversário da Tertúlia Berço da Tauromaquia de Abiul, assinalado no dia 20 do mês passado, ficou marcado pela entrega de troféus da feira taurina de 2014, na sede da associação, e por um jantar que reuniu, em convívio, cerca de 60 sócios e simpatizantes do mundo tauromáquico.

Ao longo do ano, a tertúlia tem dedicado uma boa parte do tempo à recuperação do antigo edifício da Junta de Freguesia, agora sede da associação, em resultado de um protocolo estabelecido com a autarquia liderada por Sandra Barros. É ali que esperam continuar a dar corpo a muitas das iniciativas programadas. O objectivo principal, como refere Carlos Martins, “é divulgar e promover a feira taurina”. A par disso, a associação quer assumir-se como espaço de encontro e de convívio entre os associados e simpatizantes da tauromaquia, estabelecendo inclusivamente “protocolos com outras tertúlias espalhadas pelo país”, revela o presidente da direcção. Uma missão a que não está alheia a vontade de levar mais longe o nome da freguesia onde está edificada a praça de touros mais antiga do país.

Com o ano a dar os primeiros passos, são já muitas as iniciativas idealizadas pela tertúlia. Os troféus da feira taurina vão continuar a fazer parte do plano de actividades, mas Carlos Martins espera também organizar colóquios, noites de fado e, por altura das festas de Abiul, avançar com uma largada de touros. A pensar nos sócios, está igualmente prevista a visita a duas ganadarias no Alentejo.

Para além das actividades agendadas, a sede da tertúlia está aberta todos os sábados, das 17h00 à meia-noite, com serviço de bar, e onde os adeptos da tauromaquia podem conviver e partilhar ideias.