Terras de Sicó quer criar agenda na área do desporto

0
743

A Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento pretende criar uma agenda na área do desporto e lançar uma plataforma para promover iniciativas de interesse comum aos seis concelhos. Estas propostas foram discutidas no I Encontro de Vereadores e Técnicos do Desporto, que decorreu recentemente.

Os vereadores e técnicos do desporto dos seis municípios que constituem a Terras de Sicó estão a trabalhar na “dinamização de uma nova plataforma onde sejam partilhadas experiências e projectos de interesse comuns”, informou a Associação de Desenvolvimento.
O objectivo é “imaginar e conceber uma agenda na área do desporto”, que inclua “novas iniciativas” para “novos públicos”, assim como “novas propostas de animação e promoção do território”.
Assim, no primeiro encontro foram identificadas as actividades e projectos em curso de cada município e feito o levantamento das associações, agentes e operadores turísticos com actividades no território.
Além disso, foram apresentadas propostas para este ano, com destaque para duas iniciativas no âmbito do desporto escolar: um meeting escolar de atletismo, a realizar na pista coberta instalada na Expocentro em Pombal, e um “open águas mil” de natação, alargado a utentes que não têm competição e com uma acção de desporto adaptado, a decorrer em todas as piscinas municipais.
O grupo de trabalho pretende também dinamizar a Grande Rota 26 com actividades para a população sénior/ universidade sénior nos oito percursos temáticos. E a partir do próximo ano prevê organizar uma prova anual de Granfondo & Gravel e um Trail Running Terras de Sicó, criando calendário com uma prova em cada concelho.