Tendinite

0
3706
Bowen

Helena Cruz

A tendinite surge quando há inflamação de um tendão. O tendão é uma estrutura fibrosa que une o músculo ao osso, permitindo desta forma o movimento articular.
O sintoma principal da tendinite é a dor. Numa fase inicial da inflamação a dor surge após um esforço, na fase mais avançada a dor pode permanecer mesmo em repouso. Uma característica da dor tipo inflamatória é o seu agravamento durante a noite. Além da dor surgem outros sintomas como edema (inchaço) calor local e impotência funcional, ou seja, dificuldade em fazer as atividades diárias devido à dor, à limitação do movimento e/ou à falta de força. As articulações do membro superior como ombro, cotovelo, punho e polegar constituem as zonas mais propícias ao aparecimento de tendinites, mas também podem surgir noutras partes do corpo como joelho e tornozelo.
As principais causas de um tendão inflamar são: o uso repetitivo de um gesto simples no trabalho, ou o esforço excessivo numa atividade desportiva, ou ainda o uso intensivo de um gesto não habitual. Por exemplo, o uso diário do rato do computador é frequente desenvolver tendinites do punho ou cotovelo; os tenistas desenvolvem com frequência tendinite no cotovelo; as cabeleireiras e as professoras tendinite do ombro e punho…
A primeira medida a adotar quando surge a inflamação do tendão é o repouso com descanso da articulação envolvida. Não implica necessariamente a imobilização absoluta, mas sim evitar a realização dos movimentos que provocam a dor. A aplicação de gelo e um gel anti-inflamatório é indicada logo nos primeiros momentos. O tempo de tratamento de uma tendinite varia de acordo com a gravidade e a cronicidade da inflamação. Quanto mais cedo o tratamento mais rápida será a recuperação.
Agora já sabe: escute os sinais do seu corpo e aos primeiros sintomas reduza a atividade e procure ajuda. A terapia de Bowen oferece um tratamento eficaz em qualquer caso de tendinite.

Helena Cruz
Fisioterapeuta & Terapeuta de Bowen
Contacto: 962 931 962