Teatro-Cine de Pombal integra Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

0
1454

O Teatro-Cine de Pombal é um dos primeiros 50 equipamentos culturais a nível nacional credenciados pela Direcção-Geral das Artes (DGA), no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), podendo candidatar-se a um concurso de apoio à programação, concedido pelo Ministério da Cultura.“O Teatro-Cine de Pombal foi incluído na RTCP” após “certificação da Direcção-Geral das Artes e aprovação da ministra da Cultura, conforme o despacho publicado a 19 de Agosto”, anunciou o vice-presidente da Câmara Municipal na última reunião de executivo, realizada a 27 de Agosto.
De acordo com Pedro Murtinho, “a RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.
Os objectivos desta Rede passam por incrementar a oferta e a procura culturais, reforçar a circulação de obras artísticas ou a promoção do trabalho de programação e de criação em rede, valorizando os recursos humanos das estruturas culturais e a criação de novas articulações estratégicas entre organismos e estruturas culturais.
A implementação da RTCP é feita em duas fases. A primeira corresponde à credenciação, aquela a que agora assistimos, que consiste no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos equipamentos culturais para integrarem a Rede.
A segunda consiste num concurso de apoio à programação dos equipamentos, que abre a 9 de Outubro e é realizado de dois em dois anos, informa a Direcção Regional de Cultura do Centro, sublinhando que “este concurso apoia propostas de programação artística desenhadas a quatro anos, de forma a permitir um impacto estruturante no território”. O aviso de candidatura será lançado em Setembro.