Talhão da Mata do Urso vai ser reflorestado com 22.500 árvores

0
718

Um talhão na Mata do Urso com 17 hectares vai ser reflorestado com 22.500 árvores. Este é um dos três talhões a intervir no âmbito de um protocolo de cooperação entre os municípios de Pombal, Leiria e Marinha Grande, que conta com o patrocínio da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) e a articulação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que foi celebrado a 15 de Outubro.
De acordo com um “protocolo inédito”, o Município de Pombal fica com a responsabilidade de reflorestar o talhão número 88 da Mata Nacional do Urso, que tem uma área de 17 hectares, afirmou o presidente da autarquia, salientando que “queríamos avançar com esse processo já no mês de Novembro”.
A intervenção prevê a recuperação da Mata Nacional do Urso, através do desenvolvimento de acções de “restauro ecológico, requalificação de espaços e reflorestação”, envolvendo, em algumas acções, a comunidade através de “campanhas de voluntariado com a participação da sociedade civil, instituições, escolas, juntas de freguesia e empresas que queiram” associar-se a esta iniciativa, explicou Pedro Pimpão.
Nestes 17 hectares está prevista a “plantação de 22.500 pinheiros bravos, que é a espécie que podemos plantar naquela zona”, adiantou a vereadora Catarina Silva, sublinhando que “esta plantação já está autorizada pelo ICNF”, pelo que “vamos começar a preparar o terreno para o efeito”.
Para o vereador Luís Simões, “é importante iniciar este processo o quanto antes, porque quem ali passa vê as espécies invasoras a dominar aquela zona, o que para mim é bastante preocupante”.
Além da reflorestação do talhão número 88 da Mata Nacional do Urso, que fica à responsabilidade do Município de Pombal, este protocolo abrange ainda mais dois talhões. O talhão número 263 da Mata Nacional do Urso, localizado junto à Lagoa da Ervideira e com uma área de 27 hectares, fica ao encargo da Câmara de Leiria. Já o talhão número 145 da Mata Nacional de Leiria, com uma área de 28 hectares, será reflorestado pela autarquia da Marinha Grande.
No total, os municípios de Leiria, Pombal e Marinha Grande, com a colaboração da CIMRL, vão intervir numa área de 72 hectares, o equivalente a cerca de 70 campos de futebol.