Já conhece a nota de 0€ do Castelo de Pombal? Lançada em Março, foi o primeiro produto da empresa Souvenirs do Marquês a chegar ao mercado.
Feitas de papel 100% algodão, utilizado na produção de notas genuínas, são idênticas às notas reais, com a diferença de que não se destinam ao uso em sistemas de pagamento. Incluem diversos elementos de protecção semelhantes aos das notas reais (holograma, microimpressão e elementos de protecção UV) e têm o tamanho de uma nota de 20€, mas com a cor roxa.
Fazem parte do catálogo de notas Euro Souvenir, que surgiu em França, há cerca de 10 anos.

A Souvenirs do Marquês foi criada por Bernardo Oliveira. Com 26 anos e licenciado em Comércio e Relações Económicas Internacionais, no ISCAC, este jovem diz ter visto uma oportunidade de “iniciar um negócio pessoal na área do turismo, mais concretamente na área dos souvenirs para os muitos turistas que visitam o nosso país todos os anos”. A estratégia foi definida com o apoio da família e da namorada.
Criada a marca, e uma vez que é pombalense, decidiu que o primeiro produto teria de ser alusivo à sua cidade. Assim nasceu a nota do Castelo, numa edição com produção inicial de 5.000 exemplares, todos numerados, o que torna cada uma delas única. Actualmente, a nota pode ser adquirida no próprio castelo, no posto de turismo de Pombal e no Museu Marquês de Pombal, além de outros quatro locais de venda na cidade, que podem ser consultados na página de facebook da Souvenirs do Marquês.
“o nosso objectivo é crescer, sempre de forma sustentada, aumentando o número de ofertas disponíveis”
Para além deste primeiro produto, “estamos a comercializar actualmente uma segunda nota, do Castelo de Leiria, e temos uma terceira a caminho, em fase de produção, da cidade de Coimbra”.
Bernardo Oliveira refere ainda que, “como o nosso objectivo é crescer, sempre de forma sustentada, aumentando o número de ofertas disponíveis, avançámos também para as medalhas de souvenir”, tendo neste momento em comercialização três modelos diferentes alusivos a Pombal: o Castelo, o Convento do Cardal e o busto do Marquês.
O jovem empresário revela ter outros produtos a serem pensados que, a seu tempo, irão ser apresentados.