SOURE | Pangeia, o festival que proporciona momentos de diversão e formação aos jovens

0
718

Música, desporto, acampamento e ambiente. Em Soure, a transição entre o final das férias de Verão e o início do ano lectivo faz-se com o Pangeia – Festival da Juventude de Soure, que decorre entre os dias 15 e 17 de Setembro, no Parque dos Bacelos.

“A iniciativa visa envolver principalmente os jovens”, refere uma nota da autarquia, que ao longo de três dias proporciona “um espaço de liberdade, formação e diversão” onde a população juvenil pode “desfrutar de momentos de animação e actividades de desenvolvimento pessoal e social, valorizando o património e território onde vive, estuda e pertence”.

Assim, o objectivo passa por “disponibilizar um conjunto de actividades que vá de encontro aos interesses e necessidades dos jovens, ao mesmo tempo que se efectua uma sensibilização para as questões da sociedade actual e se fomenta a participação cívica e a responsabilidade social”, destaca a edilidade.

Actividades no rio, insufláveis, desportos radicais, concertos com destaque para a actuação dos Átoa (sexta-feira às 23h00), dj’s e stand up comedy (domingo às 18h30) são algumas das iniciativas que decorrem ao longo destes três dias. O programa tem “por base temáticas ligadas à juventude, cultura, desporto, cidadania, igualdade e inclusão, saúde e ambiente, valorizando a relação com o património natural”.

Com uma localização privilegiada no Parque dos Bacelos, o Festival inclui a possibilidade de acampamento, sendo a participação de livre acesso e todas as actividades e espectáculos gratuitos.

Recorde-se que o Pangeia surgiu em 2018 como a “primeira realização municipal candidata a receber o selo de ecoevento”, às quais se “seguiram inúmeras iniciativas pelo concelho com a colaboração da ERSUC, traduzindo a política de responsabilidade ambiental e a estratégia municipal para a educação ambiental e sustentabilidade”.

E nesta quinta edição do certame, a autarquia volta a comprometer-se com metas objectivas de gestão adequada dos resíduos, designadamente através da sua redução e separação, bem como de diversas acções de sensibilização.

De salientar que à semelhança dos últimos anos, a organização do evento conta com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude (CMJ).