Sons de tradições locais inspiram espectáculo deste sábado

0
1110

As músicas e as paisagens sonoras da tradição rural de Pombal, de Alcanena e Tomar inspiram o novo projecto de Omiri, de nome “Beira Litoral e Ribatejo Vol.1 Pombal Alcanena e Tomar”.

A estreia está marcada para este sábado, 4 de Setembro, na Praça Marquês de Pombal, no centro histórico da cidade de Pombal. O espectáculo segue para Alcanena, a 9 de Setembro, e para Tomar, a 9 de Outubro.
A ideia foi desenvolvida nos últimos meses, com gravações vídeo e áudio, e dará origem a três espectáculos originais, criados pelo músico, compositor e produtor de Omiri, Vasco Ribeiro Casais.

Em Pombal, foi captado o tear de Maria das Mantas, as mulheres do bracejo da Ilha, os moinhos das Cassinheiras e os tanoeiros de Matos da Ranha.

Os cestinhos da Ilha integraram o projecto de Omiri

Já em Alcanena, a indústria dos costumes, os fabricantes de vassouras, os teares de Minde e o toque das pinhas da Serra de Santo António são o foco do espectáculo.

Por fim, em Tomar, a criação conta com os almudes e tréculas dos ranchos folclóricos, sons da olaria e o contador de histórias de Cem Soldos.

A organização explica, num comunicado enviado à Agência Lusa, que o projecto surgiu com o objectivo de “misturar num só espectáculo práticas musicais já esquecidas”, combinando “formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana”.

O espectáculo cruza música, dança, vídeo, electrónica e instrumentos, como a viola braguesa, a gaita-de-foles, o bouzouki ou o nyckelharpa.