“Silêncio” regressa ao Teatro-Cine para chamar a atenção para o drama dos maus tratos

0
548

O grupo de teatro da Cercipom “Atos, Pensamentos e Emoções” regressa ao palco do Teatro-Cine de Pombal no próximo dia 4 de Novembro, sábado, às 21h30, com a peça “Silêncio”.

A peça fez a estreia em Março, no Festival de Teatro

O espectáculo, com a duração de 30 minutos, está integrado na programação da 2ª Temporada do Teatro-Cine e tem entrada gratuita, mas sujeita a reserva.

Com a peça “Silêncio”, a instituição pretende retratar uma realidade muito presente nos dias de hoje: os maus tratos físicos, psicológicos e emocionais. “No entanto, e o pior de tudo, é a inércia e o silêncio de quem está próximo, de quem assiste na ‘primeira’ fila e nada faz para parar situações como as que são demonstradas na peça. A vítima, muitas vezes, já sem força e sem coragem, desiste de tentar fugir, ou mudar o desfecho da história. Há como que uma resignação e uma aceitação amorfa de uma vida triste e solitária. Mas são tantos, os que sofrem em silêncio… é demasiada a dor e o sofrimento. O que fazer? Como parar?”, lê-se na apresentação.
O grupo de teatro “Atos, Pensamentos e Emoções” iniciou o seu percurso há dois anos e, desde então, “tem tido uma grande evolução”, como refere a direcção da Cercipom, salientando o facto de os seus artistas manifestarem, “desde o ano passado”, uma grande vontade de “apresentar uma peça de teatro à comunidade pombalense”. Este “envolvimento, empenho e interesse” do grupo levou a Cercipom a desafiar o município a incluir a peça do grupo na programação do Festival de Teatro, repto este que “teve imediata aceitação”.
Para a instituição, “este trabalho tem tido e poderá continuar a ter ganhos incríveis ao potenciar capacidades individuais e de grupo”, benefícios esses que reportam “à expressão dramática e corporal”, mas também “à criatividade, improvisação, espontaneidade e comunicação não-verbal. Ao mesmo tempo, potencia “sentimentos de bem-estar, auto-estima e auto-confiança” ao explorar o corpo “como veículo de comunicação e expressão e estimulando o relacionamento interpessoal e a capacidade de socialização e aceitação do outro”, explica ainda a Cercipom.

As reservas podem ser feitas através do telefone do Teatro Cine de Pombal: 236210542; através da bilheteira on-line: bilheteira@cm-pombal.pt; presencialmente no Teatro Cine de Pombal; ou junto da CERCIPOM, através do email: geral@cercipom.org.pt.