Seis queijos das Terras de Sicó entre os melhores de Portugal

0
1508

Seis dos melhores queijos de Portugal têm selo Terras de Sicó. Os premiados foram escolhidos no âmbito do Concurso Queijos de Portugal 2023, realizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).

O queijo fresco de mistura “Flôr da Serra”, o queijo fresco de cabra “Prado da Sicó”, o requeijão de mistura “Prado da Sicó” e o queijo de mistura de cura prolongada “Castellum” (da Queijaria Prado da Sicó), assim como o requeijão de mistura “A Queijeira do Rabaçal” (d’A Queijeira do Rabaçal) e o requeijão de mistura “Serras de Penela” (da queijaria Queijos Tavares) estão entre os melhores, seleccionados naquela que é a principal competição técnica de queijos a nível nacional, que juntou a concurso 172 queijos nacionais de diferentes categorias.

Dos mais comuns e mais presentes na mesa dos portugueses, como o curado, o amanteigado, o flamengo, o fresco ou o requeijão, passando pelos menos usuais como o atabafado ou de culturas de superfície, todas as categorias foram premiadas com um vencedor e menções honrosas, num total de 23 vencedores e 45 menções honrosas.

Com o Concurso de Queijos de Portugal, a ANIL deseja “contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria de queijo”, mas também “impulsionar, promover a qualidade do queijo nacional e ser motor de inovação”, afirmou a directora-geral da ANIL.

Para Maria Cândida Marramaque, este concurso “deve constituir-se como facilitador da promoção e instrumento essencial para a construção de confiança e notoriedade junto do consumidor”. “Se no fim do ano o concurso estimular o consumidor a experimentar e a adquirir mais queijo, o concurso cumpre com o seu desígnio”, frisou.

De referir que cada empresa participante tinha a possibilidade de se apresentar a diferentes categorias, podendo levar a concurso até duas referências em cada uma delas.

A competição foi realizada, em regime de prova cega, “por jurados experientes de proveniências diversas, nomeadamente representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social”, informa a ANIL.

 

QUEIJOS DAS TERRAS DE SICÓ PREMIADOS NO CONCURSO QUEIJOS DE PORTUGAL 2023

Categoria: Queijo Fresco (cabra)
Menções Honrosas: Prado da Sicó (Queijaria Prado da Sicó)

Categoria: Queijo Fresco (mistura)
Vencedor: Flôr da Serra (Queijaria Prado da Sicó)

Categoria: Requeijão (mistura)
Vencedor: A Queijeira do Rabaçal (A Queijeira do Rabaçal)
Menções Honrosas: Serras de Penela (Queijos Tavares) e Prado da Sicó (Queijaria Prado da Sicó)

Categoria: Mistura (cura prolongada)
Menção honrosa: Castellum (Queijaria Prado da Sicó)