Rouxinol Faduncho, Emanuel e UHF em Carnide

0
1705

Entre os dias 07 e 11 de Agosto, a tradição volta a cumprir-se em Carnide. Rouxinol Fadunho no sábado, Emanuel no domingo e UHF na segunda são as grandes atracções musicais deste ano.

A organização está entregue à comissão formada, em cada ano, para o efeito, e anunciada no domingo dos festejos, num acto que inclui a passagem da bandeira pela anterior comissão. Do grupo a quem a missão foi confiada para este ano fazem parte 22 elementos, representativos dos diferentes lugares da freguesia, e cuja participação resulta de um convite feito pelo seu antecessor. “Todos os anos, esta comissão é renovada, permitindo a introdução de novas ideias e dinamismo”, explicam.

E são muitas as novidades que os visitantes vão encontrar. A par de um cartaz musical atractivo, com destaque para nomes como Rouxinol Faduncho (sábado, 09), Emanuel (domingo, 10) ou UHF (segunda, 11), há muitos outros motivos para fazer de Carnide paragem obrigatória entre os dias 07 e 11 de Agosto.
Se é daqueles que não vai a uma festa popular sem comprar uma rifa, então preste muita atenção, porque aqui a tradição já não é o que era. As bugigangas vão ser substituídas por animais vivos e tudo indica que este venha a ser um dos locais mais visitados do recinto, já que na rifa lhe poderá sair um gato, um cão, um pássaro ou até mesmo pintos, galinhas, coelhos e ovelhas. Se já ficou surpreendido com tudo isto, imagine se agora lhe disserem que o prémio maior é mesmo um vitelo! Tendo em conta estas particularidades, a quermesse estará a funcionar apenas a partir de sábado. Neste mesmo dia, o destaque vai para o XV Festival de Folclore do rancho “Alegrias do Campo” de Carnide que, este ano, conta com a presença de um rancho da Turquia. Durante a tarde de sábado, os adeptos de matraquilhos têm oportunidade de participar no torneio que se realiza a partir das 16h00 e onde não vão faltar prémios monetários aliciantes.
Outra das novidades reside no jantar que a comissão organiza na sexta-feira, a partir das 20h00, destinado aos jovens e que tem como objectivo promover o convívio entre estes.
No domingo, dia consagrado, por excelência, às cerimónias religiosas, o destaque do programa vai para o passeio equestre que se realiza a partir das 17h00, com passagem por trilhos da freguesia. Contudo, para quem gosta de cavalos, pode aproveitar para fazer uma visita ao picadeiro que a Associação dos Cavaleiros do Oeste vai instalar no recinto. Os que quiserem podem inclusivamente efectuar montadas gratuitas para iniciação, com direito a guia.
Ainda que as Festas de Santo Elias sejam a grande missão deste grupo organizador, a verdade é que o evento é apenas o culminar de meses de inúmeras actividades que começaram em Setembro de 2013, com destaque para as sardinhadas, comemorações de S. Martinho, passagem de ano, almoços do Dia do Pai e Dia da Mãe, noite de fados, bailes e excursões ao Douro e a Lisboa.