Romanos tomam de assalto Santigo da Guarda este fim-de-semana

0
1409

É num ambiente de música, espectáculos de fogo, recheados de malabarismo, trajes à época, gastronomia, um cortejo e muito mais que a localidade de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, embarca numa viagem ao passado, com mais uma edição do seu mercado romano.

mercado-romano_santiago-da-guarda

A programação de três dias começa esta sexta-feira, dia 9, com o espectáculo Música &Muralhas, promovido pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Um concerto de música tradicional, que terá lugar no anfiteatro exterior do Complexo Monumental, e cujo repertório será composto por canções recolhidas em IPSS, grupos de música tradicional ou de folclore, trabalhadas com pelos músicos do grupo Baluarte e pelos intérpretes Sara Travassos e Cláudio Dias. Uma proposta de acesso gratuito, enriquecida pelo cenário do Paço dos Vasconcelos.

Para os dias seguintes fica reservado o Mercado Romano. No sábado, o evento abre portas às 17h00 e recebe os visitantes com muitos comes e bebes, ali trazidos pela mão das colectividades do concelho, a que se juntam outras entidades. Tudo isto num ambiente que retrata fielmente a época. A par disso, há animação com o cortejo Romano, rábulas, espectáculos para a infância, música e mercadores vindos de terras misteriosas. “Imensa animação que acontece de forma contínua, entre as 17h00 de sábado e a meia-noite, quando terminam a sua prestação os malabares de fogo”, refere a nota de imprensa na Câmara Municipal de Ansião.

No domingo, o cortejo Romano acontece ao meio-dia, a que se sucede a animação com almocreves e mercadores, comédia e rábulas constantes. E para aqueles que fizerem questão de saborear as iguarias da região, têm à disposição cinco restaurantes, a que se juntam vários espaços onde poderão adquirir produtos regionais. Durante a tarde, os visitantes poderão ainda visitar apreciar as exposições permanentes de artefactos e cenários Romanos. Às 16h30, serão entregues, no Complexo Monumental, os prémios do concurso de fotografia Olhar Ansião 2016.