RENDALÍSSIMA | Ultra Violet

0
2087


Anunciada no início do mês, a cor apontada pela Pantone para o ano de 2018 é uma das tonalidades que mais controvérsia gera. Pessoalmente (e quem acompanha a minha página de Facebook já reparou), odeio. Não suporto, não uso e não aconselho, ainda que tenha plena noção, como devem imaginar, de que há formas muito elegantes de usar este género de tonalidades: sempre com classe, tanto em vestidos leves, vaporosos e fluídos, como em peças lisas e em contraste com tons pastel ou misturadas com branco. A cor do ano é adequada para pessoas de peles frias e exige cuidados específicos para não pesar, pelo que devemos evitar misturá-la com preto ou castanho, por exemplo. Hoje, deixo-vos ideias de fazer uso do roxo no dia-a-dia, com bom gosto, para que não pareçam uma homenagem ambulante à Páscoa.

 

 


Apesar de não me agradar neste tom em particular, a verdade é que qualquer look monocromático é uma forma tão elegante como arrojada de aplicar uma cor-tendência ao quotidiano. Uma das formas de enriquecer o outfit é seleccionando várias matizes dentro do mesmo esquema cromático e jogar com as sobreposições. Numa escolha deste género, convém reduzir o tamanho dos acessórios para que a apoteose de cor não apague quem a veste.

 

 


Outra forma de fazer o roxo funcionar e emanar modernidade é aliando cores análogas, ou seja, cores próximas dessa na roda cromática. Neste caso, escolhi um tom próximo do azul turquesa para contrastar, adicionando uns jeans interessantes – ganga e metais são neutros, pelo que podem ser conjugados com tudo. Para que o look respire, usamos outro básico muito clean: a T-shirt branca, que permite mais arrojo nos acessórios.

 

 


As junções de cores em oposição na roda cromática também funcionam muitíssimo bem quando executadas com equilíbrio. O laranja imprime frescura ao vestido roxo e os apontamentos em verde conferem harmonia ao conjunto, aludindo ao estampado marcante.

 

 


A pureza do branco é uma óptima tela para dar espaço a que o roxo brilhe em acessórios. A sofisticação está presente no impecável corte do fato, na delicadeza da renda, nas linhas simples da clutch e dos sapatos – ambos num material agradável ao toque – e no minimalismo dos brincos dourados.

 

 


O cor-de-rosa adocica o Ultra Violet e, a par do oversized blazer, traz sobriedade a uma escolha tão girly como uma mini-saia em lantejoulas. Por tanta suavidade em evidência em todo o coordenado, é possível optar por um statement necklace de estética tão forte como o prateado na imagem.

 

 


Uma das maravilhas dos tons neutros é o facto de permitirem apontamentos em tons mais fortes sem que estes pesem o look. Uma base neutra atribui à cor-tendência todo o destaque e faz com que possam ser conjugados vários tons de púrpura sem que a harmonia do resultado final seja lesada.

 

 


Os tons pastel são uma alternativa tão inteligente como criativa ao branco, bege ou cru, criando uma aura primaveril em torno do roxo. A partir de tecidos confortáveis e macios, bem como de cortes invulgares, criam-se silhuetas apelativas e outros pontos de interesse para lá da cor mais forte do outfit.

Em look total ou apenas em detalhes como o verniz, certifique-se de que a cor do ano fica bem com o seu tom de pele e de cabelo e, acima de tudo, não a use simplesmente por se encontrar nas luzes da ribalta.

Partilhar
Artigo anteriorJunta de Freguesia de Pombal abre portas a iniciativas da comunidade
Próximo artigoO PERFUME DA SERPENTÁRIA | Top Secret*
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/