RENDALÍSSIMA | e os casamentos?

0
2226

Nesta altura do ano, começo a ter a agenda cheia de marcações com o mesmo denominador comum. A época dos casamentos aproxima-se a passos largos e engane-se quem pensa que apenas os noivos procuram aconselhamento profissional para assegurar uma imagem perfeita no dia mais especial das suas vidas. Dos pais dos protagonistas da festa aos padrinhos, das damas de honor aos meninos das alianças, a verdade é que toda a comitiva e até os convidados desejam estar no seu melhor aquando da celebração. A pressão existe e é elevada, já que todos compreendem a responsabilidade inerente ao facto de fazer parte de um álbum de fotografias que atravessará gerações.
Fazer uso de um serviço de styling profissional facilita a tarefa a qualquer pessoa que tenha de marcar presença num evento tão marcante como um casamento. É que o consultor de imagem encontrará o look perfeito para a ocasião tendo em conta a personalidade e os gostos pessoais do cliente, bem como o seu tipo de corpo e de rosto, sem esquecer factores como o tom de pele, cabelo e olhos. Além de tudo isto, há que pensar no local e no horário da cerimónia, no estilo da festa e em tantos outros detalhes importantes para a construção da imagem ideal. No entanto, este é um tema que se caracteriza por ser muitíssimo vasto – é por isso que me apaixona. Talvez seja essa a razão para que me tenha tornado numa especialista em tradições, superstições e questões de etiqueta e protocolo.

Hoje partilho convosco algumas regras que tenho como inquebráveis no que a casamentos diz respeito (e que vejo tantas vezes ignoradas!).

noivas, não se mascarem! | O vestido deve espelhar a vossa personalidade, do mesmo modo que o cabelo e a maquilhagem. Se no dia-a-dia não gostam de usar o cabelo apanhado, porque o fariam no vosso casamento? Se optam sempre por make up suave, porque haveriam de usar um olho carregadíssimo no dia em que devem brilhar pelo que são? Quanto mais natural, mais sofisticado. Less is more, neste caso!

mulheres com excesso de peso, cuidado. | Os vestidos volumosos não favorecem, tal como os modelos com decote cai-cai.

noivos, para quê tanto gel? | Com tantos produtos sem acabamento molhado disponíveis no mercado, não há necessidade de exibir um cabelo que parece rijo a quilómetros de distância. Basta uma pesquisa rápida no Google para perceber que aquele penteadinho Tin Tin meets boneco do Chipicao não só está demodé como nunca deveria ter sido usado por homem algum. Vão pelo clássico e intemporal, uma aposta tão segura como elegante.

branco, nunca! | Preto também não! Não se deixem enganar por uma faixa noutro tom, pela vendedora da loja que vos tenta convencer que estas coisas já não são assim ou pelo casaquinho noutro tom que vão acabar por tirar depois de tanto dançar. A noiva tem direito exclusivo ao uso do branco. Por seu turno, o preto simboliza luto. Assim sendo, a não ser que pretenda rivalizar com a estrela da festa ou manifestar pesar pelo matrimónio, use uma das outras milhares de cores que tem à escolha.

decoro, por favor. | Decotes pronunciados ou ombros descobertos na Igreja – seja ela Católica ou não – são de mau tom. Deixe a pele à mostra depois das celebrações religiosas.

atenção aos chapéus! | Só são permitidos chapéus se a mãe da noiva também usar.

descalçar o sapatinho só ficou bem na Cinderela. | Se não aguenta os saltos de 15 centímetros, não os compre e não os leve para um casamento! É tão deselegante descalçar os sapatos como comer à mão.

deixe as decorações nas unhas para outro dia. | Pode usá-las no Carnaval, numa festa temática qualquer, numa mostra de nail art ou no palco, se for cantora de música popular portuguesa. No dia de casamento, deixe as tendências passageiras de parte e opte pela sobriedade das mãos bem arranjadas e pintadas numa única cor.

a ideia não é captar mais atenções que os noivos. | O dia é deles e para eles, pelo que os exageros são uma completa falta de respeito. Não é suposto que um convidado seja a pessoa mais vistosa da cerimónia. Vocês sabem do que estou a falar.

pérolas não dão boa sorte. | Diz-se que cada pérola que a noiva usar corresponde a uma noite de choro depois de casada. Não acredito mas prefiro não arriscar, por isso as minhas noivas não usam pérolas e ponto final.

Partilhar
Artigo anteriorIdosa assaltada e espancada por quatro assaltantes
Próximo artigo“Minuto Beleza” com Stephanie João
Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/