Refeições dos alunos do pré-escolar passam a ser gratuitas

0
1057

As refeições dos alunos que frequentam o ensino pré-escolar nas escolas públicas do concelho de Pombal vão passar a ser gratuitas no próximo ano lectivo, anunciou o presidente da autarquia. Esta medida representa um esforço financeiro anual de 290 mil euros.
“Os encargos com as refeições de todos os alunos que frequentam o ensino pré-escolar vão passar a ser completamente suportados pelo município”, disse Diogo Mateus, salientando que esta medida, que foi aprovada na última reunião de executivo camarário, surge um ano depois da Câmara ter implementado a gratuitidade das refeições no 1.º ciclo do ensino básico.
“Há um ano a Câmara tomou a decisão de suportar as refeições de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo e das crianças do pré-escolar com um rendimento per capita inferior a 200 euros mensais”, recordou o autarca, adiantando que 20% dos alunos do pré-escolar ficaram abrangidos por esta medida.
Com a decisão agora tomada, os 876 alunos que frequentam o pré-escolar público passam a beneficiar da gratuitidade das refeições, o que significa que “o nosso esforço financeiro será aumentado 12 vezes”, chegando aos 290 mil euros anuais. No ano lectivo que está a terminar, o município suportou as despesas com as refeições de cerca de duas dezenas de crianças, o que representou um investimento de 22.800 euros.
“Esta proposta acompanha um conjunto de outras que temos vindo a apresentar no campo educativo, ao longo dos últimos anos, para facilitar a frequência, o sucesso e a progressão em todos os níveis de ensino”, frisou o autarca, fazendo votos para que o próximo executivo “continue a apostar nestas medidas para facilitar a vida aos pais e aos alunos”, mas também para “contribuir para a diminuição das assimetrias e diferenças sociais”.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 01 de Julho