Redinha, Abiul, São Simão de Litém e Mata Nacional do Urso integram rota de percursos pedestres

0
1661

Abiul, Redinha, São Simão de Litém e o pinhal da Mata Nacional do Urso, na zona Oeste do concelho, integram a rota de cinco percursos pedestres que o Município de Pombal promove até Setembro, retomando assim a iniciativa “Descubra o nosso concelho a caminhar”, suspensa durante a pandemia.
Orientadas, tal como em anos anteriores, pela Culnatur – Animação turística, as caminhadas são limitadas a 20 participantes, devendo as inscrições ser feitas através do telemóvel 912 823 396 ou email culnatur@panoramasecircuitos.pt.
O primeiro dos cinco percursos agendados – quatro diurnos e um nocturno – realiza-se já este domingo, dia 15, e “visa dar a conhecer a nascente do Ourão e a sua envolvente, assim como um pouco da história da respectiva quinta secular, na freguesia da Redinha”, refere o município. A caminhada, com uma distância de cerca de 4,5 quilómetros, culminará com uma visita ao atelier do Artesanato Lopes, agente local dedicado à pintura de cerâmica e de azulejos.
A 19 de Junho será a vez de percorrer 7,5 quilómetros para explorar a história dos muros de pedra da Serra de Sicó a partir da aldeia de Ereiras, também na freguesia de Redinha.

A terceira caminhada está prevista para 10 de Julho, em São Simão de Litém. Por sua vez, com Abiul em festa, a pretexto dos seculares festejos em honra de Nossa Senhora das Neves, realizar-se-á a 6 de Agosto um percurso pedestre nocturno.
O ciclo de caminhadas culmina a 18 de Setembro na zona Oeste do concelho. O percurso Nasce Água visa dar a conhecer a história das guardas florestais e percorrerá o pinhal da Mata Nacional do Urso, durante pouco mais de três horas.