Rabaçal abre portas a iguarias da Sicó

0
1614

A partir de amanhã, o Rabaçal recebe mais uma edição da EXPOSICÓ. O certame, organizado pela Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, abre portas a meia centena de expositores, oriundos dos seis concelhos localizados em torno do maciço da Serra de Sicó: Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

O evento integra a XXVII Feira do Queijo Rabaçal, o XXVIII Festival de Folclore da Serra de Sicó, a XI Mostra de Azeite e Mel da Serra de Sicó e a VI Exposição de Cerâmica Artística.

Durante o fim-de-semana, a gastronomia promete fazer as honras da casa , com um cabaz de produtos endógenos onde há espaço próprio para o queijo, o azeite, o vinho, o mel, os frutos secos, os biscoitos, os doces e compotas, os enchidos ou os licores. No entanto, há muitos outros motivos para passar pela villa romana do concelho de Penela.

No sábado, há cerimónia do XIV Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, na Igreja da Santa casa da Misericórdia de Penela, pelas 11h15, a que se segue um desfile pelas ruas do centro histórico.

Contudo, o ponto alto do programa da EXPOSICÓ está reservado para domingo, dia em que terá lugar a sessão solene de abertura da XXVII Feira do Queijo Rabaçal, no Museu da Villa Romana, a partirdas 11h00. Cumpridas as formalidades, as entidades oficiais realizam uma visita ao certame e ao mercado de produtos agro Terras de Sicó, a qual contempla, também, uma passagem pelas oficinas infantis de fabrico de queijo Rabaçal, pão e broa, bem como pelo espaço de show cooking, localizado na estação arqueológica do Rabaçal. Neste mesmo local, decorrerá o almoço popular partilhado.

Para os adeptos das caminhadas, ainda durante a manhã, há passeio pedestre na “Rota do Queijo Rabaçal”, com partida marcada para as 09h00.

Durante a tarde, é a música quem mais ordena, não fosse o festival de folclore uma das grandes atracções do evento. Ao palco sobem, a partir das 15h00, o Rancho Folclórico e Etnográfico do Barrocal (Pombal), Rancho Folclórico Papoilas da Serra – Degracias (Soure); Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos (Alvaiázere); Rancho Danças e cantares de São Domingos – Lagarteira (Ansião); Rancho Folclórico Etnográfico da Casa do Povo de Condeixa (Condeixa-a-Nova) e o Rancho Folclórico do Centro Social Polivalente do Rabaçal (Penela).