Qual o melhor treino?

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MaraÉ com frequência que me perguntam: “qual o melhor exercício para perder a barriga?”, “como é que consigo tonificar os braços?”, “o que posso fazer para emagrecer?”.

Para responder a estas, e outras questões similares, precisamos de perceber qual é a motivação de cada pessoa, a sua dedicação, gosto e comprometimento com a prática da actividade física.

Sem dúvida que determinados exercícios proporcionam melhores resultados em relação a outros. E a par com uma alimentação cuidada e descanso merecido, o treino cardiovascular permite controlar o peso, baixar a pressão arterial, ajudar a controlar a diabetes e reduzir o risco de doença cardíaca.

Não é preciso treinar para a maratona… Actividades leves a moderadas podem baixar níveis de risco. Se não dispõe de muito tempo, basta dedicar 30 minutos, três dias por semana. Desta forma, o metabolismo vai-se adaptando para consumir mais gordura como fonte de energia, melhorando a composição corporal (a desejada redução da massa gorda). No ginásio poderá escolher entre a passadeira, a bicicleta, step, ou remo.

Por outro lado, os exercícios de activação neuromuscular (tonificação) conduzem a uma silhueta moldada. O treino desta natureza, realizado de modo regular, previne a perda de massa muscular inerente à idade, ajudando à manutenção do metabolismo basal. Uma maior massa muscular contribui para um metabolismo basal mais elevado. Como tal, ambas as vertentes desempenham um importante papel no controle de peso corporal.

É um treino que deve incluir exercícios para todos os grandes grupos musculares, para se desenvolver de forma harmoniosa. Não privilegie um grupo em detrimento de outro, pois isto pode levar a lesões por desequilíbrio.

Contudo, o que realmente é necessário… é treinar!!!

De que serve estar motivado, se depois arranjamos desculpas e não nos dedicamos?

De que serve gostar, se depois não nos comprometemos?

Então, seja sozinho ou acompanhado, ao ar livre ou em ginásio, TREINE. Calendarize o seu treino, procure motivação junto de outros se necessário, dedique-se ao seu objectivo e, com o tempo o resultado surge!

Seja qual for a sua escolha, mova-se!

Mara Santos

Person al Trainer/Instrutora de Fitness

Ginásio MOVE UP

 

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