Psicólogos falam de suicídio, luto e comunicação de más notícias em seminário em Pombal

0
766

Suicídio, luto e comunicação de más notícias são alguns dos temas que a Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses vai abordar no âmbito do II Seminário de Intervenção em Crise, Catástrofe e Emergência, que se realiza no próximo sábado (11 de Março), no Teatro-Cine de Pombal.

A abertura está marcada para as 9h30, numa sessão que conta com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, do bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, e do presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.

Os trabalhos continuam, às 11h15, com um painel sobre ética na intervenção em emergência, que tem Sílvia Marina como oradora e Sónia Cunha como moderadora. Às 11h45 é a vez de Rui Ângelo falar sobre a psicologia e protecção civil – uma ligação urgente ou emergente, numa sessão moderada por Sérgio Viana.

Depois de uma pausa para almoço, as intervenções são retomadas às 14h15 com o tema “suicídio: da prevenção à posvenção”. A oradora será Sara Santos numa sessão moderada por Rafaela Lopes.

A partir das 15h30 haverá dois workshops. Um sobre comunicação de más notícias e gestão do luto na infância com Cláudia Pires de Lima, moderado por Catarina Calado. O outro incide sobre o luto no adulto e conta com Ana Margarida Teixeira como oradora e Susana Amaral como moderadora.

O seminário encerra por volta das 18h00 com uma sessão a cargo do presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.

De referir que o II Seminário de Intervenção em Crise, Catástrofe e Emergência marca o encerramento das actividades da Semana da Protecção Civil, que é organizada pelo Município de Pombal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, em colaboração com o Comando Sub-Regional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

O programa completo do seminário pode ser consultado em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/opp_iiseminario_intervencaopsicologica_programaa4_print.pdf.