Projectos “Made in Pombal” recebem apoio superior a 20 mil euros

0
982

Dezoito projectos “Made in Pombal” vão receber um apoio municipal no valor de 20.760 euros e integrar a programação cultural do município para este ano.
A Câmara Municipal de Pombal desafiou os agentes culturais do concelho a apresentar as suas criações no âmbito do projecto “Made in Pombal”. No total foram apresentadas 28 candidaturas, tendo sido validadas 27, que incluem cinco projectos a solo, 12 colectivos e 10 multidisciplinares.
“A não admissibilidade de uma das candidaturas teve como critério o facto do projecto proposto já ter sido realizado anteriormente pelo município”, esclarece a edilidade numa nota de imprensa.
Das 27 propostas validadas, foram seleccionados 18 projectos que serão integrados na programação cultural do Município de Pombal para o ano 2021 e apoiados com uma verba global de 20.760 euros, tal como foi aprovado na última reunião do executivo municipal, realizada a 4 de Junho.
A vereadora da Cultura, Ana Maria Cabral, vê esta medida “como um importante incentivo ao dinamismo cultural, não só pelo momento pandémico deste último ano, mas, e acima de tudo, pela aposta clara numa governação participada”.
Por sua vez, o presidente da autarquia, Diogo Mateus, considera que “este projecto deve continuar”, uma vez que “desafia os criadores culturais para, anualmente, pensarem em coisas novas”, dando-lhes “um contributo significativo para mostrarem o seu trabalho”.
De salientar que a avaliação do júri, constituído por David Gomes (director do Festival Ti Milha), Filipe Eusébio (director artístico da Casa Varela), Sónia Fernandes e André Peixoto (técnicos da Unidade de Cultura), teve como critérios a qualidade da proposta artística, nomeadamente a inovação, originalidade, coerência e excelência (ponderação de 60%). Além disso, a decisão final teve ainda em consideração a avaliação da equipa técnica, tendo em conta a sua constituição, perfis, historial e mérito (ponderação de 20%); planificação e orçamento; e nova criação (ponderação de 10%).

Projectos apoiados no âmbito do Made in Pombal:
Canções ao piano
Rapaz Improvisado e Convidado
Nazareth
Vando Barros
Danças à Volta do Mundo
O Dia-a-Dia das Emoções
Fado no Povo
A Saudade na Música Erudita Portuguesa
Boneca Viajante
Metamorfoses
Composição com Wilson Capitão
Pombal – 24 Horas, Preto no Branco
Viagem pelas Músicas do Mundo
Conexxxões
Zeca em Piano de Fundo
Do Teatro até à Praça – Pombal em Tom de Jazz
Fio-Manta
Oficina da Música

Carina Gonçalves | Jornalista