Professor de Vermoil lança novo jogo

0
1547

Figuras da História ilustram “Gente com Memória”, um baralho com 52 cartas onde se alia parte lúdica à educativa.

David Mendes, um professor de História natural da freguesia de Vermoil, lança este mês o jogo de cartas “Gente com Memória”, com algumas das figuras da História Mundial, para aliar a parte lúdica à educativa.

“É um jogo de cartas, infantil, com ilustrações muito interessantes de algumas das principais personalidades da História Mundial”, disse à agência Lusa David Mendes, que em 2013, após um ano no desemprego, criou a Pythagoras, marca portuguesa que desenvolve conteúdos e jogos educativos com temas da História e da cultura de Portugal e do mundo.

David Mendes adiantou que “o jogo permite o desenvolvimento de algumas das principais capacidades cognitivas, como o raciocínio e lógica, atenção e linguagem e comunicação”, dispondo, ainda, de “uma componente educativa, pois incluiu um ‘poster’ ilustrado com a biografia das personagens e o respectivo enquadramento histórico da época em que viveram”.

Em simultâneo com o jogo “Gente com Memória”, destinado a “crianças a partir dos seis anos e a todos os curiosos da História e amantes de ilustração”, a Pythagoras, que tem actualmente como parceiro de ilustração a Anyforms Design e Comunicação, vai também iniciar, em conjunto com esta empresa, a colecção de puzzles “Heritage” (património), sendo o Convento de Cristo, de Tomar, o número um da colecção.

O primeiro projecto lançado por David Mendes foi o “Quinto Império”, um jogo de tabuleiro já na segunda edição e que vendeu mais de 3.000 unidades, podendo ser adquirido no país, mas também em França ou Macau.

“O mercado global é uma das principais preocupações da Pythagoras”, referiu, explicando que o objectivo é a expansão internacional pelo que os dois lançamentos deste ano têm “os textos e regras traduzidos para inglês e espanhol”.